Categories: Featured

CNJ rejeita ação de juíza e mantém promoção de desembargadora no TJ de MT

O Conselho Nacional de Justiça rejeitou um Procedimento de Controle Administrativo apresentado pela juíza Amini Haddad Campos contra o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que questionava a promoção de Anglizey Solivan de Oliveira ao cargo de desembargadora. A decisão foi publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira (19) e manteve íntegro o processo que resultou na nomeação.

O pedido analisado pelo plenário do CNJ buscava, na prática, anular a escolha de Anglizey, feita em agosto de 2024 por critério de merecimento em lista exclusiva para mulheres, para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Luiz Carlos da Costa. A relatoria ficou a cargo do conselheiro Ulisses Rabaneda.

Na ação, Amini alegava que houve exclusão indevida de anotações funcionais que teriam reduzido sua pontuação na disputa, em afronta a princípios como isonomia, impessoalidade e devido processo legal. O colegiado, porém, concluiu que não houve ilegalidade na condução do procedimento pelo TJMT.

Segundo o entendimento do CNJ, o pedido tinha caráter individual e não se enquadra nas atribuições do Conselho. O relator destacou que o órgão não pode funcionar como instância recursal administrativa para reavaliar critérios, notas ou resultados de promoções internas da magistratura, salvo em situações excepcionais, o que não foi identificado no caso.

“A jurisprudência do CNJ é pacífica no sentido de que não se admite a atuação do Conselho como instância recursal administrativa para revisão de pleitos de natureza individual, salvo em casos de flagrante ilegalidade ou teratologia, o que não se configurou nos autos”, registrou Rabaneda no voto.

O conselheiro também ressaltou que o Tribunal de Justiça seguiu os parâmetros estabelecidos pela Resolução nº 106 do CNJ, que disciplina os critérios de promoção por merecimento. Conforme a decisão, “as anotações nas fichas funcionais de todos os magistrados seguem critérios objetivos e obedecem a normas preestabelecidas”, afastando qualquer alegação de tratamento desigual entre as candidatas.

Nova disputa

Apesar da derrota no CNJ, a juíza Amini Haddad Campos já está inscrita em uma nova disputa por vaga no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ela integra a lista de 15 magistradas que concorrem a um novo posto de desembargadora, também reservado exclusivamente a mulheres.

A vaga surgiu após a aposentadoria compulsória do desembargador Sebastião de Moraes Filho, afastado do cargo ao completar 75 anos, em novembro do ano passado. A escolha ocorrerá novamente pelo critério de merecimento, com atribuição de notas de 0 a 100 pelos desembargadores aptos a votar, levando em conta produtividade, desempenho funcional e conduta.

O prazo de inscrições foi encerrado no dia 2 deste mês. Agora, o Tribunal Pleno dará início à análise das candidaturas, ainda sem data definida para a sessão que irá deliberar sobre a promoção.

O Noroeste

Recent Posts

União Europeia mantém Brasil fora de lista para exportação de carnes – O Mato Grosso

A União Europeia publicou nesta sexta-feira (5/6) um novo regulamento de execução que mantém o…

14 horas ago

Motorista desaparece após roubo de carreta e veículo é encontrado em duas cidades diferentes de MT

Semirreboques foram localizados em Sinop e o cavalo mecânico em Carlinda. Polícia faz buscas para…

15 horas ago

Prefeitura de Cuiabá lança Portal Oferta Pública para regularização de débitos com fornecedores

A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza, a partir desta sexta-feira (5) o Portal Oferta Pública, plataforma…

15 horas ago

Perícia descarta violência sexual em morte de bebê de três meses; laudo aponta pneumonia

Segundo o exame, o bebê apresentava um quadro de pneumonia que evoluiu para insuficiência respiratória…

15 horas ago

Unimed Cuiabá alerta para prevenção da meningite no Junho Lilás

Núcleo de Vacinação disponibiliza imunizantes contra os principais tipos da doença e reforça a importância…

15 horas ago

Polícia apreende mais de 150 kg de maconha escondidos em casa de Cuiabá

Policiais sentiram forte odor de maconha vindo do imóvel e visualizaram os entorpecentes por uma…

17 horas ago