Nas imagens, as ariranhas aparecem avançando em grupo, enquanto emitem sons para defender o território.
Um registro feito no Pantanal mato-grossense mostra um encontro entre uma onça-pintada e um grupo de ariranhas às margens de um rio na Região do Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. As imagens revelam o início de uma disputa territorial entre as espécies.
O registro é do biólogo e fotógrafo de vida selvagem João Marcelo Biagini. Ele acompanhava a fauna da região quando a onça-pintada surgiu pela margem do rio. As ariranhas, que já estavam no local, reagiram com vocalizações e deslocamento em grupo.
Nas imagens, as ariranhas aparecem avançando, enquanto emitem sons para defender o território. Já a onça tenta se aproximar aos poucos. No entanto, as ariranhas a espantam e o felino vai embora (assista abaixo).
VIDEO:
Ver essa foto no Instagram
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Pantanal reúne uma das maiores concentrações de onças-pintadas do planeta e é um dos principais habitats da ariranha, espécie classificada como vulnerável à extinção.
De acordo com a organização de conservação que atuam na região, WWF-Brasil, a coexistência entre grandes predadores é parte do funcionamento natural do Pantanal e reflete a importância do bioma para a manutenção da biodiversidade.
Estudos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) indicam que, apesar de a onça-pintada ocupar o topo da cadeia alimentar, as ariranhas utilizam o comportamento coletivo como estratégia de defesa, e encontros entre as espécies costumam se limitar à intimidação, sem confronto físico.




