Corpo do passageiro Lucas Yerdliska, de 33 anos, já havia sido localizado na quarta-feira (31). A mãe e os dois filhos do casal, de 1 e 6 anos, foram encontrados com vida após o filho mais velho conseguir flutuar até a margem do lago e pedir ajuda.
O corpo do piloto da lancha, Vando Celso Almeida Orro, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (1º), no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Ele estava desaparecido desde que a lancha que pilotava naufragou no local. A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, após cinco dias de buscas na região.
Na quarta-feira (31), os bombeiros já haviam encontrado o corpo do passageiro Lucas Yerdliska, de 33 anos.
As vítimas estavam desaparecidas desde domingo (28), quando a lancha em que estavam naufragou no lago. Além do piloto e de Lucas, também estavam na embarcação a esposa e os filhos dele, que sobreviveram ao acidente. A mãe as crianças foram localizados após o filho mais velho, de seis anos, conseguir flutuar até a margem usando um colete salva-vidas e buscar ajuda.
O acidente aconteceu enquanto a família passeava de lancha pelo lago, quando a embarcação virou. Na manhã da segunda-feira (29), durante as buscas foram localizados alguns itens da embarcação, como colete e mochila.
O lago do Manso é uma represa construída há mais de 20 anos para uma usina hidrelétrica. Atualmente, o lago se tornou atração para turistas que visitam a região, com várias pousadas e condomínios de luxo às margens do lago.
A operação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de embarcações da Marinha do Brasil e da Polícia Militar Ambiental. Os trabalhos também foram reforçados com a chegada de mais uma moto aquática dos bombeiros e com um drone da corporação.
Entenda o caso
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/Z/oJK0ZmT4SHgVMoR2X7jg/251230-info-mapa-lancha-naufraga-mt.jpg)
Relatos de testemunhas indicam que a embarcação era de pequeno porte e navegava em uma área onde o vento e a correnteza estavam fortes devido a um temporal registrado pouco antes do acidente. Moradores e frequentadores da região ajudaram nas buscas iniciais até a chegada das equipes oficiais.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou equipes de Cuiabá para reforçar os trabalhos, que contaram também com o apoio da Marinha.
As buscas foram feitas com embarcações, seguindo o sentido da correnteza indicada pelas condições do lago no momento do acidente. A navegação com moto aquática durante a noite foi restringida por questões de segurança.
A Capitania dos Portos informou que será aberto um procedimento administrativo para apurar as causas do naufrágio e verificar se a embarcação seguia as normas de segurança exigidas para navegação no local.
A Marinha investiga o caso.





