Atuação de Max Russi fortalece avanços históricos para a enfermagem em MT

A atuação do deputado Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), à frente da Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem marca um importante capítulo do seu mandato na valorização dos profissionais da saúde em Mato Grosso.

A iniciativa garante um espaço permanente de diálogo, construção coletiva e encaminhamento de soluções voltadas às demandas históricas da enfermagem.

Criada com o objetivo de aprofundar o debate sobre os desafios enfrentados por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, a Câmara Setorial foi conduzida sob a liderança de Max Russi com foco na escuta qualificada da categoria.

No decorrer dos trabalhos, foram realizadas audiências públicas, reuniões técnicas e encontros institucionais, reunindo representantes da enfermagem, conselhos profissionais, sindicatos, gestores públicos e especialistas da área da saúde.

Principais temas debatidos

– Implementação do piso salarial nacional da enfermagem;

– condições de trabalho, sobrecarga de jornadas, a saúde mental dos profissionais e a necessidade de melhoria da estrutura das unidades de saúde em todo o estado.

As discussões contemplaram tanto a realidade da capital quanto dos municípios do interior, garantindo representatividade e amplitude ao debate.

Como resultado do trabalho realizado, a CST da Enfermagem elaborou relatórios técnicos, diagnósticos situacionais e encaminhamentos formais aos órgãos competentes, incluindo secretarias de Saúde, Ministério Público e demais instituições de controle. Esses documentos passaram a subsidiar ações do poder público e fortaleceram a atuação legislativa em defesa da categoria.

Outro destaque do balanço de mandato é o fortalecimento do diálogo institucional promovido por Max Russi entre a Assembleia Legislativa e entidades representativas da enfermagem, como o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

A aproximação aumentou a representação da categoria no Parlamento e contribuiu para a construção de políticas públicas mais alinhadas à realidade dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.

Max Russi afirma que a liderança da Câmara Setorial Temática reforça o compromisso de seu mandato com os que sustentam o sistema de saúde. “A enfermagem é essencial para o funcionamento do SUS e para a garantia de um atendimento humanizado. Nosso mandato tem o compromisso de ouvir, valorizar e transformar as demandas da categoria em ações concretas”, ressaltou o presidente da ALMT.

O Noroeste

Recent Posts

Câmera flagra professor tentando matar a ex na frente do filho em MT

O ex-candidato a vereador e pedagogo Cleyton Reis Divino foi preso na manhã deste domingo…

26 minutos ago

Governo de MT segue com vistorias, entregas e anúncios de novas obras em mais 15 municípios do Araguaia

Juntos, municípios já receberam mais de R$ 3,5 bilhões do Estado nos últimos sete anos…

34 minutos ago

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vagão de carreta que tombou e pegou fogo

Incêndio atingiu conjunto de pneus do veículo que transportava soja; não houve registro de vítimas…

36 minutos ago

Suspeito morre em troca de tiros com PM dentro de casa em MT

O rapaz estava de passagem pela cidade, quando foi flagrado guardando uma pistola na cintura,…

37 minutos ago

Funcionário de fazenda morre em MT após explosão de pneu durante manutenção de caminhão

A vítima foi identificada como Alcir Joelson Wandscheer, de 43 anos. Segundo o Corpo de…

40 minutos ago

Restituição de taxas e multas do Detran pode ser solicitada de forma online

Documento e comprovante podem ser enviados pelo aplicativo MT Cidadão, simplificando o acesso ao serviço…

3 horas ago