Merendeiro indígena de MT representa escolas estaduais em reality show nacional

Um merendeiro da rede estadual de ensino de Mato Grosso irá representar o estado, neste sábado (10), em um reality show nacional que valoriza a alimentação escolar e a cultura alimentar tradicional. Assalu Waura, da Escola Estadual Indígena Central Ikpeng, localizada no Parque Nacional do Xingu, foi selecionado para participar da 4ª edição do reality show “Escola de Sabores”, na categoria indígena.

O programa é organizado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem como objetivo reconhecer o trabalho das merendeiras e merendeiros, além de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesta edição, o reality show aborda três temáticas centrais: indígena, quilombola e ribeirinha. A cada episódio, os participantes enfrentam desafios culinários inspirados nas escolas, nos territórios, nas tradições e nos ingredientes locais, retratando a diversidade cultural e alimentar do Brasil.

Mato Grosso foi selecionado para a etapa nacional e internacional como representante da categoria indígena, resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) na promoção de uma alimentação escolar de qualidade.

A coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc, Luana Leão, destacou que a escolha do estado reflete o compromisso com uma política alimentar que respeita a cultura e fortalece as comunidades locais.

“Essa seleção é um reconhecimento do trabalho sério e sensível que vem sendo realizado em Mato Grosso. A escola indicada tem um cardápio tradicional, culturalmente adequado, e alcança 100% de aquisição de alimentos da agricultura familiar com recursos federais, o que fortalece a economia local e garante alimentação saudável aos estudantes”, afirmou.

A Escola Estadual Indígena Central Ikpeng, situada no município de Feliz Natal, na região atendida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Barra do Garças, se destaca justamente pelo uso integral de alimentos da agricultura familiar e pela valorização da culinária tradicional indígena. No programa, Assalu Waura apresentará a receita Tagromerem e Beiju (pirão de peixe), prato típico da cultura Ikpeng.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a participação no reality show é motivo de orgulho para toda a rede estadual. “Ver um profissional da nossa rede representar Mato Grosso em um programa dessa dimensão mostra que estamos no caminho certo. A alimentação escolar é parte fundamental do processo educativo e também uma ferramenta de valorização cultural, de inclusão e de desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

A cerimônia de premiação ainda está prevista para a segunda quinzena deste mês de janeiro.

Serviço:

Band, sábado, às 12h
Canal Sabor & Arte: sábado, às 21h
Canal Terraviva: domingo, às 20h

O Noroeste

Recent Posts

Fiemt lança projeto para fortalecer liderança feminina e transformação digital na indústria  – O Mato Grosso

O Sistema Fiemt lança na próxima terça-feira, no dia 28 de julho, às 19h, no…

7 minutos ago

Governo regulamenta o trabalho no comércio aos feriados; veja o que muda – O Mato Grosso

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oficializou na tarde desta terça-feira (21) um acordo…

12 horas ago

Pivetta chama bet de “transtorno” e defende campanha de conscientização em MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) defendeu que Mato Grosso lance campanhas publicitárias contra as apostas…

13 horas ago

Wellington Fagundes reafirma convenção do PL e cobra fidelidade de filiados: “questão de princípio” I MT

Nesta terça-feira (21), o pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), concedeu entrevistas…

13 horas ago

Lei estabelece medidas de prevenção à violência e reforço da segurança nas escolas em MT

O Governo de Mato Grosso sancionou a Lei nº 13.459, que institui a Política Estadual Permanente…

13 horas ago

Janaina descarta vice e defende união com Max Russi e Botelho para disputa de vaga ao Senado I MT

Pré-candidata a senadora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou nesta terça-feira (21) que pretende…

13 horas ago