Categories: Featured

Transporte coletivo começa mais cedo e terá linha exclusiva para Corrida de Reis

O transporte público terá início mais cedo nos bairros da Capital, no próximo domingo (11), com ônibus circulando a partir das 4h da manhã, uma hora antes do horário habitual, para atender o público da Corrida de Reis. Haverá linha especial, a E01, para o trajeto direto ao Parque Novo Mato Grosso, com a primeira viagem às 4h30, saindo do Shopping Pantanal. A cada cinco minutos estão previstas novas viagens entre as 4h30 e 7h30, com desembarque dentro do Parque Novo Mato Grosso. Já o retorno funcionará com a última saída do local do evento, às 11h da manhã.

No domingo, o transporte é gratuito em Cuiabá desde junho do ano passado, por decisão do prefeito Abilio Brunini, e, nesta data, o benefício se estenderá também à linha especial. Mesmo com a gratuidade, o embarque será feito mediante o uso do cartão de transporte, para controle de registro.

Devido à Corrida de Reis, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atuará também na organização do trânsito e do transporte, com equipes realizando interdições e controle em pontos específicos dentro do Parque Novo Mato Grosso.

“A operação para a Corrida de Reis envolve ações de transporte e de trânsito. No trânsito, a equipe será responsável pela condução dos corredores de elite, incluindo os batedores da elite masculina e da elite PCD, com um efetivo total de seis batedores nos 10 km da corrida”, afirmou a secretária de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda.

No Parque Novo Mato Grosso, a operação de transporte será distribuída nos acessos ao parque e ao estacionamento, onde está prevista a disponibilidade de aproximadamente 8.800 vagas para corredores que utilizarem veículo próprio, além de uma área específica para desembarque e posterior embarque dos participantes. Os agentes de trânsito atuarão na interdição de pontos do estacionamento para agilizar a organização, além da organização e fiscalização do embarque e desembarque nos pontos de ônibus, que ocorrerão na entrada do parque, utilizando a primeira alça.

“A ação será durante toda a manhã, inclusive organizando os grupos para o retorno, para evitar aglomerações. Não há horário fixo de saída dos ônibus para o retorno do evento, pois sairão conforme a demanda, mesmo sendo um na sequência do outro”, explicou a secretária.

Toda a logística disponibilizada pela Prefeitura de Cuiabá visa atender os participantes e espectadores no deslocamento até o Parque Novo Mato Grosso. A orientação é otimizar o tempo de locomoção, tendo em vista que o local fica fora do perímetro urbano de Cuiabá.

O tempo médio de deslocamento por meio do transporte coletivo é de cerca de 40 minutos. Os corredores devem se programar com antecedência para não perderem a largada, caso dependam do transporte público. A prova começa às 6h30, com o público PCD, às 6h45 para a categoria feminina e às 7h para a elite masculina e o público geral.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

19 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

19 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

19 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

19 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

19 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

19 horas ago