Com o sinal verde preliminar da União Europeia (UE), o Mercosul quer agendar para a próxima semana a reunião entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os líderes dos países sul-americanos para avançar na assinatura do tratado negociado há 26 anos.
O encontro deve ocorrer no Paraguai, que atualmente exerce a presidência rotativa do Mercosul. A ideia do bloco é acelerar o processo e realizar a reunião o quanto antes, evitando novos adiamentos.
Apesar do avanço, a diplomacia sul-americana ainda trata o tema com cautela e evita confirmar a assinatura como certa. Isso porque, mesmo após o aval provisório, o acordo ainda precisa ser ratificado pelo Conselho Europeu, etapa que deve ser concluída até as 13h (horário de Brasília).
De acordo com fontes que acompanham as negociações em Bruxelas, uma maioria formada por mais de 55% dos países da UE, representando mais de 65% da população do bloco, já se manifestou favoravelmente ao acordo. Neste momento, o processo segue por meio de um procedimento formal de manifestação por escrito.
Só depois dessa etapa é que o acordo poderá avançar oficialmente para a fase de assinatura entre os líderes dos dois blocos.
*Com informações de CNN Brasil
*Sob supervisão de Daniel Costa
O ex-candidato a vereador e pedagogo Cleyton Reis Divino foi preso na manhã deste domingo…
Juntos, municípios já receberam mais de R$ 3,5 bilhões do Estado nos últimos sete anos…
Incêndio atingiu conjunto de pneus do veículo que transportava soja; não houve registro de vítimas…
O rapaz estava de passagem pela cidade, quando foi flagrado guardando uma pistola na cintura,…
A vítima foi identificada como Alcir Joelson Wandscheer, de 43 anos. Segundo o Corpo de…
Documento e comprovante podem ser enviados pelo aplicativo MT Cidadão, simplificando o acesso ao serviço…