Categories: FeaturedMT

Tecnologia fortalece ações da PM e amplia resultados do programa Tolerância Zero

O uso estratégico da tecnologia tem se consolidado como um dos principais aliados da Polícia Militar de Mato Grosso, durante às ações de fiscalização no patrulhamento tático e ostensivo, nos 142 municípios. O Governo do Estado investiu mais de R$ 11 milhões na parte digital à instituição, desde 2022.

Atualmente, a Polícia Militar conta com 100% dos seus rádios em transmissão digital, impossibilitando que as frequências sejam copiadas por terceiros e integrantes de facções criminosas. Também foram adquiridos aparatos tecnológicos para autuações, checagens e confecção dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Os recursos também foram aplicados em desenvolvimento de software, como Sistema Auto de Infração de Trânsito, Sistema Certidão de Acidente de Trânsito e o PMobile, aplicativo de consulta policial que proporcionam mais agilidade ao trabalho policial e demais serviços de Tecnologia da Informação (TI).

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, essas ferramentas, aliadas ao treinamento operacional, têm potencializado abordagens, ampliado a capacidade de resposta das equipes e contribuído de forma direta para o enfrentamento à criminalidade.

Conforme o comandante, o emprego de sistemas informatizados, radiocomunicação digital, bancos de dados em tempo real e recursos de videomonitoramento, como o Vigia Mais MT, permite que os policiais realizem fiscalizações mais precisas e seguras, tanto em áreas urbanas, quanto nas áreas rurais.

A tecnologia tem possibilitado, por exemplo, a rápida checagem de veículos e pessoas, o monitoramento de áreas estratégicas e o acompanhamento de deslocamentos suspeitos, tornando o policiamento mais eficiente e preventivo.

“Esses avanços fazem parte dos investimentos do Governo do Estado, por meio do programa Tolerância Zero. A Polícia Militar vive hoje uma realidade completamente diferente, com investimentos históricos, nos seus 190 anos de criação. Nossos policiais contam com tecnologia de ponta, sistemas integrados e equipamentos modernos, que permitem uma atuação mais rápida, segura e eficiente, no patrulhamento tático e ostensivo, refletindo diretamente na redução da criminalidade em Mato Grosso”, ressaltou o coronel Fernando.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

18 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

19 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

19 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

19 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

19 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

19 horas ago