Flagrante foi feito por um estudante de biologia na Reserva Ecológica Cunhatai Porã. A águia sobrevoou o local antes do ataque.
A maior águia do mundo, o gavião-real, foi flagrado atacando uma arara-canindé no domingo (11) na Reserva Ecológica Cunhatai Porã, em São José do Rio Claro, a 325 km de Cuiabá (assista abaixo momentos antes do ataque). As duas espécies de aves são consideradas em risco de extinção. (video abaixo)
O momento foi registrado pelo estudante de biologia Lucas Souza, de 36 anos, que trabalha como guia local na reserva. A imprensa, ele contou que a chegada da águia foi capaz de silenciar a floresta.
“O que eu senti naquele momento é difícil colocar em palavras. Quando vi a harpia voando, o mundo simplesmente parou. Tudo em volta silenciou, o vento, os sons da floresta, até o meu próprio pensamento. Era como se eu estivesse flutuando, presente e ausente ao mesmo tempo”, contou.
VIDEO:
Ver essa foto no Instagram
No estado, existem 25 ninhos de águias, de acordo com um levantamento feito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no campus de Alta Floresta.
Segundo Souza, viver na reserva é uma chande de ver a presença rara das águias, que vivem livres na natureza, mas estão ameaçadas com o avanço do desmatamento nos últimos anos.
“Ela pousou em uma árvore próxima de mim, soberana, imponente, perfeita, e consegui algumas fotos. Depois, alçou voo e desapareceu na imensidão da floresta amazônica. Mais de uma hora depois, encontrei ela em outra árvore, com uma arara-canindé em suas garras, se alimentando com calma”, descreveu Souza.
Ele contou que sentiu pena da arara, mas, ao mesmo tempo, compreende que esse é o ciclo da natureza.
A harpia é a maior águia do mundo e pode pesar até 9 kg e medir 2,2 metros de envergadura. A ave é carnívora e a alimentação é baseada em preguiças, macacos, cachorro-do-mato, ouriços, quatis, filhotes de veado, mutuns, araras, seriemas, gambás, roedores, lagartos, cobras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/2/B/Ik8QgqTsOQ153Wg5NwiA/harpia-2.jpeg)




