Categories: Featured

Seis caixas de drenagem são encontradas com óleo descartado de forma irregular em Cuiabá

Pelo menos seis caixas de drenagem estavam contaminadas com óleo descartado de forma irregular na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá, durante um trabalho de limpeza da rede pluvial realizado nesta semana no local pela Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com a administração municipal, o óleo acumulado nas bocas de lobo configura crime ambiental, pois o resíduo segue pela rede de drenagem e pode contaminar córregos e rios da capital.

Segundo a prefeitura, o produto ainda dificulta o escoamento da água da chuva, contribui para o entupimento da rede e aumenta o risco de alagamentos, além de causar mau cheiro e favorecer a proliferação de pragas urbanas.

A pasta informou que, durante a limpeza, também foram identificadas ligações clandestinas de esgoto e de gordura feitas diretamente na rede de drenagem pluvial, que não foi projetada para receber esse tipo de resíduo.

O caso foi comunicado aos órgãos responsáveis para apuração das irregularidades e adoção das medidas cabíveis. Segundo a prefeitura, os responsáveis pelo descarte irregular e pelas ligações indevidas podem ser multados e penalizados, conforme a legislação ambiental.

A administração municipal informou ainda que a limpeza da rede de drenagem é realizada de forma contínua, mas que o descarte inadequado de óleo e resíduos sólidos compromete o funcionamento do sistema.

Para que não haja descarte irregular, a orientação é que o óleo de cozinha seja armazenado corretamente e destinado a pontos de coleta apropriados, evitando o descarte em pias, ralos e bocas de lobo.

O Noroeste

Recent Posts

Caixa libera novo lote de “dinheiro esquecido” do PIS/PASEP

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira (27) um novo lote de ressarcimento do antigo…

2 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 17% no 1º trimestre, mas volta a subir em março

Levantamento do Imazon aponta que 348 km² de floresta foram derrubados entre janeiro e março…

4 horas ago

Dr. Eugênio destaca a pavimentação da MT-431 e avanço histórico no Norte-Araguaia

Após intensa articulação do deputado Dr. Eugênio (Republicanos), o Governo de Mato Grosso autorizou a…

4 horas ago

Seminário discute securitização para ampliar investimentos municipais

O Seminário Estadual MT-Securitiza acontece nesta terça-feira (28.4), em Cuiabá, das 9h às 16h, no…

4 horas ago

Custo do algodão sobe e pressiona produtor em MT

O custo para produzir algodão em Mato Grosso na safra 2026/2027 registrou aumento de 2,64%…

5 horas ago

Irmãos usuário de drogas são presos por ameaçar e expulsar o próprio pai idoso de residência

A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na última sexta-feira (24), a prisão em flagrante…

5 horas ago