Categories: FeaturedMT

Governo de MT pede para Justiça manter suspensão de desconto de consignados

PGE argumenta que o Governo já executa plano de trabalho, pela Seplag e CGE, que prevê a revisão dos contratos

O Governo de Mato Grosso pediu que a Justiça Estadual mantenha suspensos os descontos de consignações realizados na folha de pagamento dos servidores estaduais.

O pedido foi protocolado nessa segunda-feira (12) e considera a decisão judicial que determinou a retomada dos descontos em folha e a conclusão da revisão dos contratos no prazo máximo de 120 dias.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) explica que a determinação esbarra em restrições técnicas, uma vez que a retomada do pagamento, com retenção de repasses, e o recálculo de todos os contratos de empréstimos, que deve ser feito individualmente, demandam um prazo longo para ser realizado. Isso porque será necessário criar novos sistemas de gestão de dados, relacionados à Tecnologia da Informação, e novos fluxos de trabalho.

A PGE argumenta que não é possível realizar a retomada dos descontos consignados com clareza e segurança, uma vez que ainda não se sabe ao certo qual é o valor a ser descontado em cada contrato, considerando que foram constatadas irregularidades nos valores cobrados pelas empresas, e que os termos dos contratos são conhecidos apenas pelas partes envolvidas, ou seja, servidores e empresas.

O Estado também argumenta que o Governo já está executando um plano de trabalho de forma conjunta, entre Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que prevê a revisão dos contratos, e pede que a Justiça defira a execução dos cálculos conforme o documento.

“A cadeia de ações determinadas impõe ao Estado uma série de ações, que foram mapeadas, estudadas e agora poderão ser executadas para fiel cumprimento da decisão, mas, para isso, precisam ser revisitadas ou remodeladas à realidade prática e capacidade de execução do Poder Público”, destaca a PGE.

O Noroeste

Recent Posts

Assembleia Legislativa entra em recesso administrativo entre os dias 24 e 31 de julho

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrará em recesso administrativo entre os dias 24…

17 minutos ago

Blitz flagra três condutores bêbados e apreende 44 motos em Várzea Grande

A Operação Lei Seca resultou em três autuações por embriaguez ao volante durante fiscalização realizada…

17 minutos ago

Em agendas pelo Estado, Virginia Mendes ouve relatos de quem foi atendido pelos programas sociais

Idealizadora do SER Família, reconhecido nacionalmente com dois prêmios, e Embaixadora Internacional do Parajiu-Jitsu, Virginia…

26 minutos ago

PL lança Wellington Fagundes como candidato ao governo de Mato Grosso

Escolha foi confirmada durante convenção realizada nesta quarta-feira (22). A escolha do vice não foi…

3 horas ago

TCE propõe mudança na Lei para destravar mais de 2,7 mil obras municipais paralisadas em MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vai propor…

3 horas ago

Decretos convocam plebiscitos para desmembramento de Nova Poxoréu e Ilhas de Ocupação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou, na edição do Diário Oficial Eletrônico desta…

6 horas ago