Categories: Featured

Prefeitura reforça orientação contra ocupação irregular de calçadas no Centro de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), intensificou as ações de orientação aos comerciantes ambulantes sobre a ocupação irregular das calçadas da Rua 13 de Junho, região central da capital. A iniciativa resultou na desocupação voluntária das calçadas por cerca de 30 ambulantes.

As ações tiveram início no sábado (10) e foram conduzidas por fiscais municipais com foco educativo e dialogado, priorizando a prevenção de conflitos e a garantia da acessibilidade para pedestres. O trabalho orientativo seguiu até esta quarta-feira (14).

Após a conclusão dessa etapa, a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a fiscalização passará a adotar medidas mais incisivas para assegurar a acessibilidade da população, incluindo a apreensão de mercadorias em casos de descumprimento das regras.

“Conquistamos avanços importantes na organização do comércio ambulante. Realocamos espaços na região central e implantamos tendas, sempre por meio do diálogo, da educação e do respeito. No entanto, é importante deixar claro: o descumprimento das regras que foram pactuadas fará com que aqueles que insistirem na irregularidade estejam sujeitos a medidas administrativas, incluindo a apreensão de mercadorias”, afirmou a secretária.

A Sorp mantém monitoramento constante da região central e conta também com o apoio da população. O cidadão pode denunciar a ocupação irregular de calçadas por meio do sistema Web Denúncias, disponível no site da secretaria [https://sorp.cuiaba.mt.gov.br]. No portal, é possível encaminhar fotos, localização e outras informações que auxiliem na fiscalização.

Em maio de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública já havia emitido notificações públicas aos comerciantes ambulantes da região central, seguindo recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para a desocupação das calçadas.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico iniciou o processo de cadastramento para os comerciantes interessados na realocação para o Shopping da Orla. Contudo, diante da definição de um espaço provisório, a maioria optou por se estabelecer na Travessa Desembargador Lobo.

O Noroeste

Recent Posts

Justiça Eleitoral inicia vistorias em locais de votação de Mato Grosso

A Justiça Eleitoral está vistoriando as escolas de todo o estado, com o objetivo de…

3 horas ago

Pivetta promete aporte de R$ 60 milhões para “levar água à todas as residências” de Várzea Grande I MT

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), assinou o Termo de Ajustamento de Conduta…

4 horas ago

Psicólogo morre após sofrer infarto durante workshop em MT

Natural de Uberlândia (MG), Leandro Teodoro passou mal enquanto conduzia evento sobre saúde emocional em…

4 horas ago

MP investiga permanência de presos com transtornos mentais na Penitenciária Central de Cuiabá

Inquérito busca garantir transferência de internos para unidades adequadas de tratamento psiquiátrico, conforme prevê a…

4 horas ago

Secretário de Agricultura de Cáceres morre aos 57 anos após infarto I MT

Vilson Sato ocupou diversos cargos na administração pública, entre eles chefe de equipe da Cadeia…

4 horas ago

Falso pastor com mandado de prisão em aberto é preso após romper tornozeleira em MT

Suspeito também é acusado de receber pagamentos por serviços de metalurgia que não teriam sido…

4 horas ago