Categories: Featured

Vacina contra a dengue é liberada para adolescentes de 10 a 14 anos em Várzea Grande

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande disponibilizou a vacinação contra a dengue para adolescentes e jovens de 10 anos a jovens de 14 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 16h40. Para receber o imunizante, é necessário apresentar cartão do SUS ou documento pessoal, além da caderneta de vacinação. A Secretaria orienta ainda que pais ou responsáveis aproveitem a ida à unidade para atualizar as demais vacinas, conforme a faixa etária.

A ampliação da vacinação ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitir parecer favorável sobre a segurança e a eficácia da vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan. Com isso, o Ministério da Saúde dará início ao processo de inclusão do imunizante no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o primeiro imunizante contra a dengue desenvolvido 100% no Brasil, produzido com vírus vivo atenuado, método já utilizado em diversas vacinas aplicadas no país. A vacina é de dose única e apresentou eficácia global de 74,4% na população de 12 a 59 anos, o que significa que aproximadamente 74% dos casos da doença foram evitados entre as pessoas vacinadas durante os estudos clínicos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Carlos Valadares, a imunização é ainda mais importante neste período do ano.

“Estamos vivendo um período chuvoso, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, reforçamos a importância da vacinação, especialmente para este grupo prioritário de adolescentes e jovens, como forma de prevenção e proteção da saúde”, destacou.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, neste início de janeiro já foram registrados 22 casos de dengue, nove casos de chikungunya e, até o momento, nenhum caso de zika vírus no município.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve manter as medidas preventivas, como eliminar recipientes com água parada, principal foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A orientação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização dos adolescentes e manter o cartão vacinal em dia.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

9 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

9 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

10 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

10 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

10 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

10 horas ago