Categories: FeaturedMT MAIS

MT reforça efetivo das forças de segurança para combater facções criminosas em Cáceres

O Governo de Mato Grosso já reforçou o efetivo das forças de segurança em Cáceres nesta terça-feira (20). Policiais civis e militares estão no município em uma força-tarefa que integra a Operação Força Total para combater as facções criminosas no município.

A medida se dá após a divulgação de uma informação falsa sobre um suposto toque de recolher imposto por faccionados, que estava gerando medo entre os moradores no município. Um casal responsável por divulgar o comentário foi identificado e vai responder pelo crime de apologia de crime.

“Determinamos o reforço do efetivo em Cáceres porque não toleramos qualquer tentativa de intimidação por parte de facções criminosas. As forças de segurança estão atuando de forma integrada para garantir resposta rápida à população, combater a criminalidade e restabelecer a ordem no município”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.

As novas equipes vão atuar no policiamento preventivo e ostensivo, bem como em ações de inteligência e investigação de homicídios e outros crimes relacionados a faccionados.

A Operação Força Total é formada por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Companhia Raio de Motopatrulhamento e Regimento Montado (Cavalaria), além das equipes de Inteligência e de investigações qualificadas da Polícia Civil.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, estiveram em Cáceres por determinação do governador Mauro Mendes nesta terça-feira.

“Em Cáceres, a questão da criminalidade não é uma deficiência no número de policiais. Já estávamos dando prosseguimento às operações que realizamos durante 2025, com Bope, Rotam e outras unidades especializadas. São operações que agora estão sendo reforçadas por mais equipes e que, no mínimo, vai se estender por mais 90 dias, para que possamos dar resposta à população”, apontou o comandante da PM.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, destacou que os policiais de inteligência designados para Cáceres vão intensificar as investigações qualificadas, ou seja, focar em diferentes técnicas e estratégias para a produção de provas criminais.

“A presença desses policiais reforçará as ações da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Cáceres, unidade que se mantém ativa no município, com diversas operações e investigações em andamento”, disse.

Balanço

Em 2025, o 6º Comando Regional da Polícia Militar realizou, em Cáceres, 116 operações que resultaram em 176 prisões de faccionados e na apreensão de 132 armas.

A Polícia Civil realizou 55 operações na região de Cáceres em 2025, sendo que 24 delas foram voltadas especificamente contra facções criminosas, com 78 prisões de faccionados, além da apreensão em flagrante de 75 menores por ato infracional.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

5 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

5 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

5 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

5 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

5 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

5 horas ago