Categories: FeaturedNacional

Trio suspeito de aplicar golpes pela internet é preso em SP após tentar invadir conta de procurador do MT para financiar veículos

Dois homens, de 21 e 28 anos, e uma mulher, de 27, foram presos suspeitos de envolvimento em golpes aplicados pela internet em Piracicaba (SP), na manhã desta quarta-feira (21), durante operação CyberCombat da Polícia Civil do Mato Grosso na cidade do interior paulista.

Um procurador de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso chegou a ter os dados acessados pelos criminosos, mas não caiu no golpe, segundo a polícia.

A operação visa combater crimes de fraude eletrônica, invasão de dispositivo eletrônico, falsidade ideológica e associação criminosa.

Em um único celular apreendido para a investigação, a polícia estima fraudes com dados de, ao menos, 50 vítimas.

Invasão de contas gov.br

Segundo a Polícia Civil de Piracicaba, os golpistas invadiam contas das vítimas, usavam e alteravam dados de cadastros em plataformas e aplicativos do governo, como o gov.br, que disponibiliza documentos digitais, e financiavam veículos no nome delas.

“A investigação teve início após uma vítima ter sua conta gov.br invadida, ocasião em que seus dados pessoais foram subtraídos e utilizados de forma fraudulenta para o financiamento de veículos em concessionárias, bem como para a criação de contas e registros em seu nome, sem autorização”, detalhou a polícia.

Apreensões: durante operação nesta quarta-feira (21), foram apreendidos celulares, computadores, chips de telefonia e HDs em imóveis nos bairros Jardim Alvorada e Nova América em Piracicaba.

Como funcionava o golpe?

 

Os criminosos usavam as informações pessoais retiradas do portal de serviços do governo federal para fraudar a compra de veículos em lojas do Mato Grosso. Com acesso aos dados do gov.br das vítimas, os suspeitos assinavam documentos para o financiamento e compra dos veículos, bem como para transferências desses carros.

“Os golpes eram aplicados através da internet. Os autores invadiam as contas do gov.br das vítimas e financiavam veículos em nome das vítimaCom a assinatura digital abriam, inclusive, contas bancárias em nome das vítimas”, detalha a Polícia Civil de Piracicaba.

Durante a investigação, houve autorização da Justiça de Lucas do Rio Verde (MT), a 1,7 mil km de Piracicaba, para quebras de sigilos telefônicos dos suspeitos.

Polícia de Piracicaba apreendeu celulares, hds e computadores — Foto: Polícia Civil de Piracicaba/ Reprodução

O Poder Judiciário decretou as prisões preventivas dos investigados e cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Concessionária

 

Alguns dos veículos comprados por meio das fraudes, conforme a polícia, eram revendidos em concessionárias. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em uma concessionária de revenda de veículos no bairro Piracicamirim, em Piracicaba (SP).

Segundo a polícia, a concessionária é ligada aos investigados presos.

Agente da Polícia Civil mostra material apreendido durante operação em Piracicaba (SP) — Foto: Polícia Civil de Piracicaba

Polícias de Piracicaba e Mato Grosso prendem trio suspeito de aplicar golpes pela internet roubando dados de vítimas para abrir contas e financiar veículos — Foto: Polícia Civil de Piracicaba/ Reprodução

O Noroeste

Recent Posts

Câmera flagra professor tentando matar a ex na frente do filho em MT

O ex-candidato a vereador e pedagogo Cleyton Reis Divino foi preso na manhã deste domingo…

50 minutos ago

Governo de MT segue com vistorias, entregas e anúncios de novas obras em mais 15 municípios do Araguaia

Juntos, municípios já receberam mais de R$ 3,5 bilhões do Estado nos últimos sete anos…

58 minutos ago

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vagão de carreta que tombou e pegou fogo

Incêndio atingiu conjunto de pneus do veículo que transportava soja; não houve registro de vítimas…

60 minutos ago

Suspeito morre em troca de tiros com PM dentro de casa em MT

O rapaz estava de passagem pela cidade, quando foi flagrado guardando uma pistola na cintura,…

1 hora ago

Funcionário de fazenda morre em MT após explosão de pneu durante manutenção de caminhão

A vítima foi identificada como Alcir Joelson Wandscheer, de 43 anos. Segundo o Corpo de…

1 hora ago

Restituição de taxas e multas do Detran pode ser solicitada de forma online

Documento e comprovante podem ser enviados pelo aplicativo MT Cidadão, simplificando o acesso ao serviço…

3 horas ago