Categories: MTVariedade

Seduc lança edital para cadastro reserva de escolas no Projeto Educarte 2026

Unidades da rede estadual podem se inscrever até 20 de fevereiro para integrar ações artísticas no contraturno escolar

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (22), o Edital nº 002/2026 que abre seleção de unidades escolares da rede estadual para composição de cadastro reserva do Projeto Educarte 2026. A iniciativa visa ampliar e fortalecer ações artístico-pedagógicas nas escolas, com atividades desenvolvidas no contraturno escolar.

O Educarte oferece oficinas formativas em cinco eixos artísticos: Música, Dança, Teatro, Artes Visuais, Bandas e Fanfarras. As atividades têm caráter opcional, interdisciplinar e educativo, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes, no protagonismo juvenil e na valorização da cultura mato-grossense.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por formulário eletrônico, disponível no portal da Seduc, até 20 de fevereiro de 2026. Cada escola pode se inscrever em mais de um eixo artístico, sendo permitida uma inscrição por eixo, desde que atenda aos critérios técnicos, pedagógicos e estruturais previstos no edital.

Entre os requisitos, as unidades não podem ser Escola de Tempo Integral (ETI), devem estar regulares junto à Seduc, possuir espaço físico adequado e seguro e demonstrar capacidade de gestão para execução do projeto. A seleção ocorrerá em duas etapas: análise da proposta pela escola e avaliação técnica estadual.

O cadastro reserva terá vigência de um ano, podendo ser utilizado conforme disponibilidade orçamentária, planejamento da Seduc e demandas regionais. A classificação não garante convocação imediata, que será feita de forma gradual, respeitando a ordem de pontuação e a viabilidade de implementação.

Para o secretário de Educação, Alan Porto, o edital reforça o papel da arte como ferramenta de aprendizagem e inclusão. “O Educarte amplia o acesso dos estudantes à cultura e à expressão artística, fortalece vínculos com a escola e contribui para o desenvolvimento socioemocional. Nosso objetivo é levar essas oportunidades a mais unidades, de forma planejada e com qualidade pedagógica”, destacou.

Os resultados preliminares da seleção serão divulgados em 3 de março, com prazo para recursos nos dias 4 e 5, e a classificação final será publicada em 6 de março, nos canais oficiais da Seduc-MT.

Confira o edital em anexo.

 

O Noroeste

Recent Posts

O mato-grossense que parou o Brasil: 42 anos das Diretas Já

por Max Russi* Eu tinha apenas oito anos, mas percebia em minha cidade as pessoas…

5 horas ago

Max Russi comemora Dia do Jornalista em almoço com a imprensa

O encontro reuniu jornalistas de diversas áreas que acompanham o dia a dia da Assembleia…

5 horas ago

Defensoria consegue suspender despejo de mais de 50 famílias em bairros de Cuiabá

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) conseguiu suspender, no Tribunal de Justiça, a…

5 horas ago

Idoso é resgatado pelo Samu e Ciopaer após queda em casa na Estrada do Manso

Um idoso foi resgatado por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), neste…

5 horas ago

Jayme Campos destina R$ 1,3 milhão para fortalecer ensino, pesquisa e inovação na UFR I MT

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) acaba de receber R$ 1,3 milhão para investir na…

5 horas ago

Camarote dos Autistas abre inscrições para jogo entre Cuiabá e Criciúma no sábado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) abriu as inscrições para o…

5 horas ago