Categories: Featured

Câmara de Cuiabá avalia convocação de suplente após afastamento de Chico 2000

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá vai analisar se haverá necessidade de convocar o suplente do vereador Chico 2000 (sem partido), afastado do cargo por decisão judicial no âmbito da Operação Gorjeta. A informação foi confirmada pelo procurador-geral do Legislativo, Eustáquio de Noronha Neto.

Segundo ele, a regra prevista na legislação estabelece que a convocação automática do suplente ocorre apenas em casos de licença superiores a 121 dias. No entanto, Eustáquio explicou que existe a possibilidade de chamamento antes desse prazo, caso seja constatado impacto no funcionamento da Casa, com base em entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal.

De acordo com o procurador, caberá à presidente da Câmara, Paula Calil (PL), avaliar se a ausência do parlamentar afastado pode comprometer votações, comissões ou outros trâmites legislativos. Caso esse prejuízo seja identificado, a presidência poderá, mas não será obrigada, a convocar o suplente de forma excepcional.

Os vereadores estão atualmente em recesso parlamentar. A retomada das sessões, do Colégio de Líderes e das demais atividades legislativas está prevista para a próxima segunda-feira (2), quando o tema deverá entrar oficialmente na pauta de discussões internas.

Em entrevista à Rádio Cultura nesta quarta-feira (28), Eustáquio afirmou que a decisão será tomada com cautela. Segundo ele, a presidência analisará se a falta do vereador afastado interfere no andamento dos trabalhos antes de optar por qualquer medida.

Caso seja definido o chamamento extraordinário, poderão assumir a vaga os suplentes do Partido Liberal, Rafael Yonekubo e Fellipe Corrêa, atual secretário municipal de Relações Institucionais. Embora Chico 2000 tenha deixado o PL, a legislação eleitoral determina que a convocação respeite o partido pelo qual o parlamentar foi eleito.

Chico 2000 foi afastado das funções após ser alvo da Operação Gorjeta, deflagrada pela Polícia Civil para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. As investigações apontam que valores teriam sido direcionados a entidades e empresas específicas, com posterior retorno de parte do dinheiro ao vereador.

Além do afastamento imediato, a Justiça determinou o bloqueio de bens e proibiu o acesso do parlamentar às dependências da Câmara Municipal e da Secretaria de Esportes, medidas consideradas necessárias para garantir o andamento das investigações. Entre os crimes apurados estão peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

 

O Noroeste

Recent Posts

Presidente prevê baixa renovação na Assembleia e aposta em reeleição de até 23 deputados

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…

6 horas ago

Justiça aponta falta de provas e livra ex-deputado estadual de pagar R$ 4,9 milhões em MT

A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…

6 horas ago

Pivetta nega definição de Fábio Garcia como vice em sua chapa: “boato” I MT

Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…

6 horas ago

Menina de 3 anos morta afogada em parque aquático no ES era de MT e curtia 1ª viagem à praia

Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…

6 horas ago

Polícia Militar continua combate às facções criminosas e deflagra segunda fase de operação em Cáceres

O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…

6 horas ago

Operação do Ibama intercepta madeira nativa ilegal na região Amazônica de Mato Grosso

Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…

6 horas ago