O Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a extradição imediata do cidadão chileno, Martín de Los Santos, preso pela Polícia Federal, em hotel de Cuiabá em julho de 2025, acusado de agressões graves e ameaças contra um policial e um idoso no Chile. A decisão foi proferida pelo ministro, Flávio Dino e publicada nesta terça-feira (28).
Na época da prisão, segundo PF, desde a entrada no Brasil, o suspeito estava se deslocando entre os estados de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso.
Ainda conforme a polícia, ele era alvo de mandado de prisão para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do Chile, após representação da Polícia Federal.
Ainda conforme o processo, após ser detido, o chileno teria ameaçado e agredido um policial, enquanto estava sob custódia em uma unidade de atendimento de emergência.
Segundo a decisão, informações da Secretaria de Administração Penitenciária e da direção do presídio, além de inspeção no local, demonstraram que o preso recebeu colchão, kit de higiene e local adequado para repouso, não havendo violação de direitos fundamentais. A defesa também informou que o pai de Martin está em estado grave de saúde, o que motivou o pedido de urgência na extradição.
Um dos principais pontos da decisão foi a manifestação expressa do próprio acusado, que concordou em ser extraditado ao Chile.
Ao entender que os procedimentos foram cumpridos, o ministro deferiu a extradição, autorizando sua entrega imediata ao Chile, condicionada ao cumprimento dos compromissos previstos na Lei de Migração brasileira.
Durante patrulhamento preventivo na madrugada de domingo (31), pela Avenida Castelo Branco, equipes da Guarda Municipal…
O deputado estadual Max Russi (Podemos) afirmou que a definição sobre o apoio do partido…
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, neste sábado (30), duas ocorrências…
Filme é inspirado na trajetória do grupo de siriri Flor Ribeirinha e acompanha o início…
Segundo a perícia, vítimas haviam passado a noite consumindo bebida alcoólica; sobrevivente conseguiu se arrastar…
CNN Brasil - O Brasil não tomou conhecimento do Panamá e goleou o adversário por…