O DIA – A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), a operação Duplo Fator contra um grupo especializado em fraudes eletrônicas envolvendo servidores públicos e instituições bancárias. Estão sendo cumpridos 14 mandados, seis de prisão preventiva e oito de busca e apreensão.
Segundo as investigações, a organização criminosa invadia sistemas governamentais para obter dados de servidores públicos, que eram utilizados na abertura de contas digitais e na contratação de empréstimos fraudulentos. Para dificultar a localização pela polícia, os suspeitos alugavam imóveis por temporada em plataformas como o Airbnb, onde montavam a estrutura com computadores e impressoras.
Os agentes identificaram o uso de softwares para selecionar vítimas com alto score de crédito e sem dívidas, classificadas pelos suspeitos como pessoas de “renda boa”.
Os suspeitos também recrutavam pessoas em situação de vulnerabilidade, apelidadas internamente de “atores” ou “mendigos”, para abrir contas digitais e burlar o reconhecimento facial. Ainda de acordo com a PCDF, o grupo imprimia documentos de identidade em alta qualidade para garantir a aprovação de empréstimos bancários.
No DF, as ações estão ocorrendo nas regiões administrativas do Areal, Ceilândia, Riacho Fundo e Samambaia. Mandados também estão sendo cumpridos em Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT). De acordo com a polícia, ao menos dois casos já foram confirmados no DF, com prejuízos de R$ 244.131,79 ao Banco Sicredi e de R$ 120 mil ao Banco do Brasil.
Ação foi conduzida pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte).
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…
A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…
Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…
Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…
O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…
Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…