Categories: ALMT

Juca do Guaraná avalia implantação de projeto de aquaponia em Várzea Grande

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) esteve em Várzea Grande na manhã de sexta-feira (30) para uma visita técnica com o objetivo de verificar a viabilidade da implantação de tanques de aquaponia no Centro de Promoções Humanas Bom Pastor, localizado no Capão do Pequi. A iniciativa integra o projeto Piscicultura no Campo, realizado pelo deputado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

A visita ocorreu a convite do coordenador de Incentivo às Atividades Produtivas Sustentáveis da Seaf, Brasílio Soares, e contou com a participação de servidores da Seaf, entre eles Luciano Gomes, Elizaldo Barbosa e Selma Borges.

Durante o encontro, foram discutidos os aspectos técnicos do projeto de aquaponia, bem como o potencial de aplicação da iniciativa no local.

Para Juca do Guaraná, a proposta representa uma alternativa sustentável e inovadora para fortalecer a agricultura familiar e ampliar oportunidades no campo.

“A aquaponia é um modelo moderno, que alia produção de peixe e hortaliças de forma integrada, sustentável e com baixo impacto ambiental. É um projeto que gera renda, segurança alimentar e desenvolvimento para quem vive da produção rural”, destacou o parlamentar.

O deputado também ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à diversificação da produção e ao fortalecimento do pequeno produtor.

“Investir em projetos como esse é olhar para o futuro da agricultura familiar. Nosso papel é apoiar iniciativas que tragam tecnologia, capacitação e condições reais para que o produtor possa crescer com dignidade”, afirmou.

A visita técnica faz parte de uma agenda de acompanhamento e incentivo a projetos estruturantes no estado, com foco na inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia local.

O Noroeste

Recent Posts

Proprietário de fazenda é notificado para impedir corte de árvore com ninho raro de ave em extinção em MT

O proprietário deverá preservar uma área de, no mínimo, 150 metros ao redor da árvore…

8 horas ago

Segundo sorteio da Nota Cuiabana de 2026 será realizado nesta sexta-feira

O segundo sorteio de 2026 do programa Nota Cuiabana Premiada ocorre nesta sexta-feira (8) e…

8 horas ago

Polícia Civil investiga ‘golpe do falso gerente bancário’ após moradora de MT perder R$290 mil

Por meio de mensagens, eles convenceram a vítima a realizar procedimentos no aplicativo do banco…

8 horas ago

Mauro Mendes cobra expulsão de envolvidos com lista de “alunas estupráveis” na UFMT I MT

O ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, classificou como “inadmissível” o caso envolvendo um estudante…

8 horas ago

Dupla invade UPA em VG, atira em segurança e causam pânico entre pacientes ; vídeo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, foi alvo de tentativa…

8 horas ago

Mulher é presa após confessar ter matado marido com barra de ferro após briga em MT

Ainda de acordo com a suspeita, após o crime, ela permaneceu na casa durante toda…

8 horas ago