Categories: ALMT

Deputados aprovam promoção excepcional de subtenentes da PM em sessão após abertura do ano legislativo

Ao realizarem uma série de três sessões plenárias na tarde desta segunda-feira (2), após abertura do ano legislativo, os deputados estaduais aprovaram em duas votações matéria que trata de promoção excepcional de subtenentes da Polícia Militar. O Projeto de Lei Complementar nº 2/2026 autoriza a movimentação funcional, com elevação ao posto de segundo-tenente do Quadro Complementar de Oficiais da Polícia Militar por ato de bravura praticado em operações de risco extremo.

A proposta enviada pelo Poder Executivo também traz os critérios para que a promoção seja concedida. Entre as regras previstas, está a limitação do benefício ao número máximo de cinco militares por ano condicionada à existência de vagas. O tempo mínimo de 15 anos de serviço na Polícia Militar de Mato Grosso, com regularidade disciplinar, está incluso entre os requisitos para a excepcionalidade.

“É uma correção histórica que precisava ser feita, para que os subtenentes também pudessem galgar promoções dentro da sua carreira por atos de bravura. E está feita a correção. A gente já tinha feito o projeto, houve o veto, agora o governador manda a mensagem cumprindo o compromisso. E hoje nós já concluímos as duas votações”, comentou o presidente da Assembleia, deputado estadual Max Russi (PSB). Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 36/2026 para incluir esse tipo de promoção na lei que trata da ascensão na hierarquia militar do estado.

O parlamentar indicou que houve tentativa de aprovar outro projeto prioritário em duas votações. Trata-se do Projeto de Lei nº 37/2026, que visa alterar a vigência da Lei nº 12.809 para o fim deste ano. A lei estabelece critérios para repasse de recursos do governo do estado aos municípios, por meio de convênios e instrumentos similares, e permite que municípios de até 50 mil habitantes não sejam impedidos de receber transferências ou de assinar convênios por conta da falta de situação de adimplência. “Nós votamos em primeira. Não houve o entendimento para a segunda votação. Então, vai ficar para a quarta-feira da próxima semana a gente fazer a votação desse projeto”, afirmou Russi.

O presidente da ALMT também justificou a antecipação da sessão que seria realizada na quarta (4) para esta segunda-feira e declarou que a próxima sessão plenária está prevista para a quarta-feira da próxima semana (11). “Cerca de 90% dos deputados gostariam que fosse feita a sessão no dia de hoje. Achei a ideia interessante porque nós temos a semana toda para os debates dentro da Assembleia, mas sem a necessidade de sessão”, explicou.

O Noroeste

Recent Posts

Um dos chefes de facção mais procurados de MT é preso em SC

Suspeito acumula três condenações que, somadas, chegam a 35 anos de prisão. Outros oito investigados…

4 horas ago

Integrantes de facção são condenados por cobrar ‘taxa da água’ de comerciantes em MT

Esquema ligado ao Comando Vermelho exigia pagamento por galão vendido em Cuiabá e Várzea Grande.…

4 horas ago

Mutirão de saúde para mulheres acontece em Cuiabá neste sábado (21)

A ação ocorre no Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT).…

4 horas ago

“Não tem dedo de ninguém”, diz secretário após suspeita em licitação envolvendo deputado I MT

O secretário de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, negou qualquer tipo…

4 horas ago

Prefeitura de Cuiabá prorroga inscrições do Projeto Lutadoras até quarta

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, prorrogou até a próxima…

4 horas ago

Operação Lei Seca prende 7 motoristas e remove 42 veículos em Várzea Grande

Uma nova edição da Operação Lei Seca realizada na noite desta sexta-feira (20) resultou na…

4 horas ago