Featured

Fiscalização apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 2,4 milhões em barracão em VG

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da equipe do Posto Fiscal Flávio Gomes e do Batalhão Fazendário, apreendeu mais de 80 mil mercadorias durante ação de fiscalização realizada em um depósito localizado em Várzea Grande. Os produtos, avaliados em R$ 2.424.607,11, estavam sem nota fiscal e seriam destinados à comercialização.

Entre os itens apreendidos estão bebidas alcoólicas, produtos de tabacaria, controles remotos para televisão, calculadoras e diversos outras mercadorias sem a devida documentação fiscal.

A ação teve início no dia 24 de janeiro, quando uma equipe do Batalhão Fazendário flagrou dois veículos descarregando diversas bebidas alcoólicas em um barracão. Durante a abordagem, foram constatadas irregularidades fiscais das cargas, o que resultou na lavratura de dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs) ainda na fiscalização em trânsito.

Diante da suspeita de outras irregularidades, as equipes retornaram ao local para uma verificação mais detalhada. Na fiscalização realizada no depósito, foi constatada a existência de grande quantidade de mercadorias armazenadas sem nota fiscal ou acompanhadas de documentos fiscais considerados inidôneos.

Entre as principais irregularidades identificadas estão o transporte e armazenamento de mercadorias sem documentação fiscal, a presença de produtos não declarados e o uso de descrições genéricas nas notas fiscais, o que dificulta a correta identificação dos itens e caracteriza irregularidade fiscal.

Também foi constatado que o local funcionava como depósito de mercadorias sem inscrição estadual, configurando exercício irregular de atividade econômica e impedindo o correto recolhimento dos tributos devidos ao Estado.

Diante da situação, novos Termos de Apreensão e Depósito foram lavrados, referentes aos impostos devidos e às multas aplicadas, e o contribuinte foi notificado para regularização.

A Sefaz reforça que o transporte e a comercialização de mercadorias devem ser realizados com a devida documentação fiscal. Além da autuação, empresas envolvidas em irregularidades e sonegação fiscal podem ser submetidas a ações de auditoria posteriores.

O Noroeste

Recent Posts

Defesa Civil tem alerta amarelo de temporal e ventos de até 60 km para Cuiabá para esta quinta

A Defesa Civil de Cuiabá mantém atenção redobrada diante do alerta meteorológico de nível amarelo…

18 minutos ago

Wilson Santos vistoria reforma da Unidade de Saúde do Capão Grande em VG

Com o avanço nas obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Pedrosa, localizada…

19 minutos ago

Motorista sobrevive após ter carro destruído em acidente com caminhão na BR-163 em MT

Vítima ficou presa às ferragens e foi resgatada pelos bombeiros. Devido ao acidente, o tráfego…

39 minutos ago

Max Russi completa um ano à frente da ALMT com avanços históricos para servidores e fortalecimento institucional

Nesta terça-feira (3), a gestão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),…

54 minutos ago

Casal de onças-pintadas é flagrado por câmeras em trilha ecológica do IFMT

Além das onças, as câmeras já registraram outras espécies, como anta, jaguatirica, irara, veados, primatas…

57 minutos ago

Bandido usa arma falso para tentar roubar motocicleta e é preso em Cuiabá

Policiais militares do 1º Batalhão prenderam, nesta quarta-feira (4), um homem de 20 anos suspeito…

1 hora ago