Categories: FeaturedPolitica MT

‘Universidades com nota baixa no Enamed não terão FIES’, diz ministro da Educação em MT

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou nesta quarta-feira (4) que universidades avaliadas com notas 1 e 2 pelo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) não terão o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) neste ano.

A fala foi dada durante a inauguração do Campus Várzea Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na região metropolitana.

O ministro destacou que não é contrário à rede privada, mas defendeu a qualidade na formação dos estudantes como prioridade.

“Vamos proibir o FIES esse ano. Não vamos ofertar o FIES para estudante nessas universidades com nota 1 e 2. Elas são importantes para o país, mas queremos qualidade na oferta desses cursos”, afirmou.

Santana disse ainda que a sociedade não pode aceitar que um profissional de saúde seja mal formado. “Porque ele vai tá num posto atendendo as pessoas. Então, queremos bons profissionais formados no país. Não é justo. Muitas vezes uma universidade privada cobra R$12 mil ou R$ 15 mil e não ter qualidade de oferta no curso. Esses cursos terão um prazo, estão suspensas a ampliação de vagas, e terão um prazo até o próximo Enad, em outubro, para corrigir e melhorar a qualidade da avaliação”, contou.

Em janeiro, o Enamed divulgou que mais de 30% dos cursos de medicina foram reprovados. O Ministério da Educação (MEC) informou, quando saíram os resultados, que haveria penalidades. As instituições vão ser notificadas e terão prazo de 30 dias para recorrer.

Dos 351 cursos avaliados no país, 107 ficaram com notas 1 e 2 e vão sofrer sanções.

No estado, a Universidade de Cuiabá (Unic) ficou com conceito 2, enquanto o Centro Universitário Estácio do Pantanal (Unipantanal) obteve conceito 1 e passou a integrar a lista de instituições que entrarão em processo de supervisão do MEC.

O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil.

O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

12 horas ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

12 horas ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

12 horas ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

12 horas ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

1 dia ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

1 dia ago