Categories: ALMT

Blocos parlamentares para 2026 são definidos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (12), o  Ato nº 001/2026/SPMD/MD/ALMT, que torna pública a alteração e a consolidação da composição dos blocos parlamentares da Casa de Leis.

O ato, assinado pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), foi editado com base nas atribuições previstas no Regimento Interno, especialmente no artigo 65 e seus parágrafos, que tratam da organização dos blocos parlamentares.

A formalização dos blocos parlamentares é necessária para garantir a representação proporcional nas comissões permanentes, a indicação de lideranças e a organização das atividades legislativas ao longo do ano.

Nas próximas sessões, os blocos deverão indicar os membros das 15 comissões permanentes para a 4ª sessão legislativa da 20ª Legislatura. Cada comissão é formada por cinco membros titulares e cinco suplentes, com eleição de presidente e vice-presidente, sempre respeitando a proporcionalidade dos blocos parlamentares. Dentre as comissões estão a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO).

“A perspectiva é que depois do Carnaval tenha início dos trabalhos das comissões permanentes”, disse o secretário parlamentar da Mesa Diretora, Eduardo Lustosa, durante entrevista na Rádio Assembleia.

Conforme o documento, os cinco blocos parlamentares ficaram constituídos da seguinte forma:

I – Bloco Assembleia Forte e Democrática terá como líder Dilmar Dal Bosco (União). São integrantes os deputados: Eduardo Botelho (União); Paulo Araújo (PP); Sebastião Rezende (União); Gilberto Cattani (PL); Elizeu Nascimento (Novo) e Faissal Calil (PL).

II – Bloco Movimento Democrático Brasileiro terá a deputada Janaina Riva como líder. E integram os deputados: Dr. João (MDB); Juca do Guaraná (MDB); Thiago Silva (MDB).

III – Bloco Experiência e Trabalho terá o deputado Lúdio Cabral (PT) na liderança e os deputados que integram são: Valdir Barranco (PT); Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (União).

IV – Bloco Parlamentares Unidos será liderado pelo deputado Dr. Eugênio (PSB), com os seguintes integrantes: Max Russi (PSB); Fábio Tardin (PSB); Valmir Moretto (Republicanos) e Chico Guarnieri (PRD).

V – Bloco Parlamentar Avante Mato Grosso terá como líder o deputado Beto Dois a Um e os integrantes: Nininho (Republicanos); Diego Guimarães (Republicanos); Carlos Avallone (PSDB).

O Noroeste

Recent Posts

MPF passa a investigar curso de Medicina da Unic e da Fapan após notas baixa em exames

O Ministério Público Federal decidiu instaurar um procedimento administrativo para acompanhar de forma contínua a…

50 minutos ago

Max Russi celebra envio de projeto que cria o Ser Família Pet

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, destacou como um…

1 hora ago

Corpo de Bombeiros ativa Serviço Médico Avançado e Moto Resgate em VG

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Prefeitura de…

1 hora ago

Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) atuou na operação que resultou na apreensão de 4,3…

1 hora ago

Setor de serviços fecha 2025 em alta, aponta IBGE

O setor de serviços encerrou 2025 com crescimento de 2,8% no Brasil, segundo dados da…

1 hora ago

Safra de grãos pode bater novo recorde no Brasil I MT

A produção de grãos no Brasil deve alcançar 353,4 milhões de toneladas na safra 2025/26,…

2 horas ago