Categories: Featured

Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) atuou na operação que resultou na apreensão de 4,3 toneladas de drogas e de um arsenal de guerra com 10 armas de uso restrito e milhares munições, nesta quarta-feira (11), no Rio Solimões em Manacapuru, no estado do Amazonas.

A operação integrada que reuniu forças policiais do Amazonas, Polícia Federal, Polícia Nacional do Peru e contou com apoio da Inteligência do Gefron.

A ação retirou de circulação 3,9 toneladas de skunk, 426 kg de cocaína, oito fuzis e duas metralhadoras, mais de 3 mil munições de grosso calibre, 51 carregadores, motores e outros materiais ilícitos. A operação provocou prejuízo de R$ 114 milhões ao narcotráfico.

O coordenador do Gefron, coronel PM Manuel Bugalho Neto, considerou a apreensão histórica e destacou que a integração das forças de segurança entre outros estados vem se tornando fundamentais na desmobilização do crime organizado.

“Esta grande apreensão é o resultado do esforço do Governo do Estado de Mato Grosso em fazer o enfrentamento qualificado às organizações criminosas. Através dos investimentos na Segurança Pública, o Gefron consegue participar de operações além das divisas e fronteiras do Estado, seja participando de forma operacional, ou através da Inteligência Policial. Através da integração de forças conseguimos dar um duro golpe no crime organizado”, destacou.

A Operação

A operação iniciou após as forças receberem a informação de que embarcações suspeitas estariam deslocando-se da região de fronteira do Peru para o Brasil pelo Rio Solimões com armamento de fogo de grosso calibre e grande quantitativo de substâncias entorpecentes.

Equipes deslocaram-se até o município de Manacapuru, onde interceptaram duas embarcações suspeitas. No momento da aproximação policial, as equipes foram recebidas com intenso disparos de arma de fogo e arremesso de explosivos, sendo necessário revidar. Diante do tiroteio, os suspeitos abandonaram as embarcações e jogaram nas águas do rio e fugiram da abordagem policial.

Durante varredura nas embarcações, foi constatada a presença de armamento de uso restrito, compatível com armamento de guerra, bem como expressiva quantidade de substâncias entorpecentes.

Todo o material ilícito foi apreendido e encaminhado à sede da Polícia Federal do Amazonas.

O Noroeste

Recent Posts

Pivetta admite tentar se aproximar de Jayme: “O futuro dirá” I Mato Grosso

Pré-candidato à reeleição, o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) confirmou que se reuniu, no último fim…

10 horas ago

Motorista morre soterrado por carga de milho durante descarregamento em MT

Homem de 43 anos verificava sistema de travamento da caçamba quando os grãos se soltaram;…

11 horas ago

“Achávamos que iam nos matar”, diz filha sobre terror da família após morte de advogado I MT

A execução do advogado Renato Nery não terminou com os disparos que tiraram sua vida,…

11 horas ago

Caseiro que confessou matar advogado é condenado a mais de 33 anos de prisão em regime fechado

Tribunal do Júri reconheceu Alex Roberto de Queiroz Silva como autor do homicídio; réu também…

11 horas ago

Morte de servidora da educação é investigada como suspeita de intoxicação por metanol em MT

Ana Carolinne Gomes Carlos, de 31 anos, passou mal após relatar ter consumido bebida alcoólica…

11 horas ago

Cuiabá soma queda no nível de endividamento e da inadimplência das família – O Mato Grosso

Desde o início do ano, os cuiabanos vêm controlando melhor as despesas domésticas. Dados da…

12 horas ago