Categories: FeaturedMT MAIS

Comércio de rua e shopping em Cuiabá funcionará normalmente durante o período de Carnaval

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) informa que o comércio na capital mato-grossense terá funcionamento regular durante o período de Carnaval, já que a data não é considerada feriado nacional.

O presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, explica que convenção coletiva de trabalho não estabelece o Carnaval como feriado. “Por tradição, muitas lojas costumam fechar na terça-feira, retomando as atividades já na manhã da 4.a feira de Cinzas. Nos últimos anos, essa prática tem se mantido, mas cabe a cada empresário decidir se mantém ou não a tradição”, pontuou o dirigente da CDL Cuiabá.

A CDL Cuiabá reforça que, apesar da Folia de Momo ser um dos momentos de celebração no país, não há legislação que classifique o dia de Carnaval como feriado.

“Não há necessidade de pagamento de horas em dobro, porque não se trata de feriado. É um dia normal de trabalho”, reforçou Júnior Macagnam.

A Prefeitura da capital decretou ponto facultativo nos órgãos da administração municipal e não haverá expediente entre os dias 16 e 18 de fevereiro, o que atinge basicamente o servidor público. Os serviços essenciais como coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito, atuação da Defesa Civil e área da saúde continuarão com atendimentos.

No Poder Executivo estadual, Decreto 1.787/2025, publicado em dezembro passado, estabelece como ponto facultativo o mesmo período, de 16 a 18 deste mês, sendo que os órgãos voltam às atividades a partir das 14h da quarta-feira.

Funcionamento dos shoppings

Os shoppings da capital abrirão todos os dias nos horários normais, ou seja, das 10 às 22h, com exceção do domingo, onde o funcionamento é das 11h às 22h para a praça de alimentação, lazer e cinema e das 14h às 20h para as lojas. Na Quarta-feira de Cinzas, todos os shoppings retomam o horário normal de funcionamento.

A orientação é que os consumidores verifiquem previamente os horários dos centros comerciais, já que podem variar conforme a administração de cada empreendimento.

O Noroeste

Recent Posts

Virginia Mendes manifesta revolta com morte da bebê Helena e cobra punição rigorosa aos responsáveis

A ex-primeira-dama de MT e pré-candidata a deputada federal, Virginia Mendes manifestou sua revolta sobre…

4 segundos ago

Cacique Raoni recebe alta após um mês internado em hospital de São Paulo

Líder indígena de 93 anos estava internado desde 19 de junho por obstrução intestinal e…

20 minutos ago

Empresário é procurado por perseguir delegado e monitorar rotina da família após investigação em MT

Segundo a Polícia Civil, investigado por organização criminosa passou a levantar informações sobre a rotina…

22 minutos ago

Família é suspeita de usar projeto religioso para apoiar facção criminosa em MT

Investigação aponta que grupo mantinha contato com presos e foragidos, movimentava dinheiro de origem suspeita…

24 minutos ago

Julgamento Nery: réu confesso diz que matou advogado em MT após PM falar em churrasco que recebeu proposta de R$ 200 mil

Em depoimento, ele afirmou que o policial falou o nome da vítima durante o encontro…

28 minutos ago

Assembleia Legislativa entra em recesso e votações estão suspensas até agosto

Sessões plenárias da ALMT retornam em 13 de agosto; atividades administrativas seguem normalmente durante o…

31 minutos ago