A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tem papel ativo no carnaval do estado. Além do apoio às festas, o Parlamento estadual aprovou leis e tem projetos em tramitação que abordam diferentes aspectos da celebração, como a segurança das mulheres, a proteção de crianças e adolescentes e a preservação cultural.
Entre as normas em vigor está a Lei nº 12.726/2024, que estabelece medidas preventivas para garantir os direitos de crianças e adolescentes durante festas populares e o carnaval em Mato Grosso. Outra iniciativa já sancionada é a Lei nº 12.396/2024, que incluiu no calendário oficial do estado o Carnaval Regional fora de época, reconhecendo a importância cultural e turística da manifestação.
Autor das leis, o deputado estadual Eduardo Botelho (União) ressaltou a importância do carnaval tanto como manifestação cultural quanto como atividade econômica no estado. “O carnaval é uma manifestação cultural importante, que movimenta a economia, gera emprego e fortalece a identidade do nosso povo. Mas também precisamos garantir que seja um ambiente seguro, especialmente para nossas crianças e adolescentes. Essas leis asseguram que a festa aconteça com organização, respeito e proteção às famílias mato-grossenses”, destacou o parlamentar.
Já a Lei nº 12.476/2024 instituiu a obrigatoriedade de tendas violetas em eventos culturais realizados em espaços públicos, como forma de enfrentamento à violência sexual. “O carnaval é uma das maiores expressões da cultura popular brasileira e não podemos aceitar que a alegria do povo seja manchada pela violência contra as mulheres. Não vamos naturalizar o assédio, o abuso e o medo. Nosso mandato atua de forma firme no enfrentamento à violência sexual em qualquer evento cultural realizado no estado”, afirmou o deputado Valdir Barranco (PT), autor da norma.
Nesse contexto, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia lançou, na manhã desta quarta-feira (11), a campanha “Um Carnaval de Respeito”, com foco na conscientização e no combate à violência contra a mulher durante as festividades, reforçando ações preventivas e educativas em todo o estado. Leia mais sobre o assunto neste link.
O carnaval segue em discussão na ALMT por meio de projetos de lei. Um deles é o PL nº 1.994/2025, de autoria do deputado Dr. João (MDB), primeiro-secretário da Casa de Leis. O texto propõe o reconhecimento da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá (LIBLOC) como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. Segundo Dr. João, a proposta representa mais do que a realização do Carnaval. “Estamos falando de memória, pertencimento e construção de identidade. O Carnaval de Cuiabá resiste há décadas graças ao esforço de muitas pessoas, e esse reconhecimento é um gesto de respeito a todos que fazem essa história acontecer”, sustentou o parlamentar.
Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou que o programa Bolsa Família não reduz…
Neste sábado (14.02), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, fez questão de estar no…
Iracema Barzotto, 78, morreu em um grave acidente, na tarde de sábado (14), na zona…
Deputado estadual Eduardo Botelho (União), em entrevista à imprensa, divergiu do governador Mauro Mendes (União),…
Rodovia cruza uma parte do que é conhecida como o Chapadão do Rio Verde, em…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), convocou os deputados estaduais para sessão extraordinária após o…