A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou o alerta para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval em Mato Grosso. De acordo com a SES, em 2025 foram registrados 946 casos de HIV e 436 de Aids no estado.
No mesmo período, também foram confirmados mais de 600 casos de hepatite no estado. Confira abaixo:
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o uso de preservativos masculinos e femininos é a principal forma de prevenção contra as infecções e a gravidez não planejada. A pasta informa ainda que as unidades básicas de saúde oferecem os preservativos gratuitamente à população.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio de relação sexual sem proteção com pessoa infectada. As doenças mais comuns são HIV, Aids, sífilis, hepatites virais A, B e C, HPV, herpes genital e gonorreia.
Entre os sintomas mais comuns das ISTs estão:
Alguns sintomas podem ser confundidos com gripe. A Secretaria orienta que a procurar uma unidade de saúde ao perceber qualquer sintoma.
Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou que o programa Bolsa Família não reduz…
Neste sábado (14.02), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, fez questão de estar no…
Iracema Barzotto, 78, morreu em um grave acidente, na tarde de sábado (14), na zona…
Deputado estadual Eduardo Botelho (União), em entrevista à imprensa, divergiu do governador Mauro Mendes (União),…
Rodovia cruza uma parte do que é conhecida como o Chapadão do Rio Verde, em…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), convocou os deputados estaduais para sessão extraordinária após o…