A onça desce da caixa d’água e segue em direção à mata próxima à propriedade, onde desaparece entre a vegetação. — Foto: Reprodução
Uma onça-pintada preta foi flagrada em cima de uma caixa d’água na Fazenda Roncador, em Querência, a 912 km de Cuiabá. O vídeo, que circula nas redes sociais, foi publicado neste sábado e mostra o momento em que o animal aparece no alto da estrutura (veja vídeo abaixo).
Nas imagens, é possível ouvir a surpresa da pessoa que presenciou a cena ao se deparar com o felino, fora do ambiente onde costuma ser visto.
“Se eu falasse vocês não iam acreditar. Olha onde a onça preta tá? Em ‘riba’ da caixa d’água? (…) Não é uma coisa que se vê todo dia não. A onça preta em cima da caixa d’água, vai pular.”, reage .
Logo depois, a onça desce da caixa d’água e segue em direção à mata próxima à propriedade, onde desaparece entre a vegetação. Depois do passeio, é possível ver o animal se escondendo entre as folhagens na área de mata.
Apesar da proximidade com a área da fazenda, o animal não demonstrou comportamento agressivo.
Conhecidas popularmente como onça-preta ou “pantera negra”, as onças-pintadas com pelagem escura apresentam essa característica devido a uma mutação genética chamada melanismo.
Fernando Tortato, da ONG Panthera, explicou que o melanismo é causado por um gene dominante e faz com que a coloração amarela típica da espécie fique preta, escondendo as manchas características.
“Dependendo da intensidade do melanismo, as manchas podem ficar levemente visíveis sob a luz. A variação é relativamente comum em biomas como Cerrado e Amazônia. No Pantanal, porém, não há registros confirmados de onças-pintadas com essa característica”, afirmou o especialista.
O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos envolvendo animais silvestres, a população não tente capturar o animal por conta própria.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, ao encontrar um animal silvestre que necessite de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros.
A orientação é não tentar capturar o animal, para evitar riscos tanto à segurança das pessoas quanto à integridade do animal.
VIDEO:
Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou que o programa Bolsa Família não reduz…
Neste sábado (14.02), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, fez questão de estar no…
Iracema Barzotto, 78, morreu em um grave acidente, na tarde de sábado (14), na zona…
Deputado estadual Eduardo Botelho (União), em entrevista à imprensa, divergiu do governador Mauro Mendes (União),…
Rodovia cruza uma parte do que é conhecida como o Chapadão do Rio Verde, em…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), convocou os deputados estaduais para sessão extraordinária após o…