Um homem de 50 anos foi preso nesta segunda-feira (2), em Guarantã do Norte, a 715 km de Cuiabá, suspeito de agredir, ameaçar e chantagear a ex-companheira, de 35 anos. O caso é investigado pela Polícia Civil como violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo a Polícia Civil, a vítima denunciou que o suspeito arremessou veneno de matar baratas no rosto dela. A mulher afirmou que sofria agressões frequentes, como enforcamentos, arranhões e outras lesões. Ela disse ainda que tem cicatrizes de episódios anteriores.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem também levou a motocicleta da vítima e se recusou a devolver o veículo. Conforme relato à polícia, ele passou a fazer ameaças de morte. A mulher contou que teme pela própria segurança, já que teria visto o suspeito com arma de fogo em outra ocasião.
Após procurar a delegacia, a vítima pediu medidas protetivas com base na Lei Maria da Penha. Ainda enquanto estava na unidade policial, ela recebeu novas mensagens com ameaças e ofensas. Segundo a denúncia, o suspeito teria condicionado a devolução da motocicleta à prática de atos sexuais.
Diante da situação, os policiais fizeram buscas e encontraram o homem na casa dele. A motocicleta estava no local. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia. O veículo foi recuperado e será devolvido à proprietária.
O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.
O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 com o objetivo de criar mecanismos para prevenir e impedir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a Lei, a violência doméstica contra a mulher envolve qualquer ação baseada no gênero, ou seja, a mulher sofrer algum tipo de violência apenas pelo fato de ser mulher.
O Instituto Maria da Penha aponta que essa violência pode ser dos seguintes tipos:
As medidas protetivas são ordens judiciais que buscam proteger pessoas que estejam em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade. São dois tipos: as voltadas para o agressor, para impedir que ele se aproxime da vítima; e as voltadas para a vítima, para garantir a sua segurança e a proteção dos seus bens e da sua família.
Qualquer mulher que esteja passando por uma situação de violência doméstica e familiar, independente do tipo de ameaça, lesão ou omissão.
A solicitação da medida protetiva pode ser feita em delegacias, Ministérios Públicos ou na Defensoria Pública. A mulher não precisa estar acompanhada de um advogado para fazer o pedido.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT) reuniu-se com a Corregedoria-Geral…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (10/9), a lei que zera…
A segunda semana de setembro também trouxe o segundo aumento consecutivo no preço da cesta…
Érica Campos Barbosa, de 28 anos, foi encontrada com diversas perfurações provocadas por tiros no…
Interdição entre os km 454 e 460 ocorre das 8h às 12h para obras de…
Motorista da ambulância, que não teve a identidade divulgada, contou que receberia R$ 5 mil…