Categories: Featured

Ex-prefeito acusado de matar jovem em situação de rua tem recurso negado pela Justiça em MT

O ex-prefeito de Arenápolis, José Carlos Biato, réu por matar a tiros um jovem em situação de rua, em um posto de combustíveis, em 2015, teve o pedido para derrubar os agravantes do crime negado pela Justiça de Mato Grosso. O relator do caso entendeu que o crime foi cometido por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima, mas a defesa nega.

A reportagem tenta localizar a defesa de José Carlos.

Com a decisão, assinada na última sexta-feira (27), o réu deve seguir para júri popular.

Em junho de 2015, José foi acusado pela morte de Jeanderson da Silva, à época com 20 anos. Segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), a vítima havia chegado na cidade em busca de trabalho. Sem lugar para ficar, foi até o posto de combustíveis para tomar banho.

Ainda de acordo com o MP, a atendente do posto ficou com medo de ser assaltada e entrou em contato com o gerente e com o dono do estabelecimento para que fossem até o local. Conforme a denúncia, José entrou no banheiro onde Jeanderson estava e efetuou disparos contra a vítima. Em seguida, fugiu do local em seu carro.

A defesa afirmou que o réu agiu para impedir um crime e proteger seu patrimônio, o que, segundo os advogados, não caracteriza motivo fútil. Também sustentou que a vítima foi atingida por um único disparo, de frente e com a arma encostada no corpo, e que saiu do local consciente, o que afastaria a tese de que teria sido surpreendida.

No entanto, o colegiado entendeu que o acusado agiu apenas com base na suspeita de que a vítima pudesse cometer um assalto. Os desembargadores também destacaram que Jeanderson estava despido e tomava banho no momento do crime.

“Ante todo o exposto, rejeito a preliminar de nulidade suscitada pela defesa e, no mérito, nego provimento ao recurso em sentido estrito interposto por José Carlos Biato, mantendo incólume a decisão de pronúncia”, concluiu o documento.

O Noroeste

Recent Posts

Às vésperas da eleição, governo volta a prorrogar subvenção ao diesel – O Mato Grosso

O Ministério da Fazenda prorrogou a chamada subvenção ao diesel, ou seja, um tipo de…

9 horas ago

Saiba quem eram os empresários mortos em acidente na BR-163 em MT

Cleodir Darci Barreto, de 58 anos, e Iracy Leonilda Werkhausen Barreto, de 59, eram donos…

15 horas ago

Homem é morto a tiros e esposa é baleada; execução foi filmada I MT

Alessandro de Almeida Xavier, de 47 anos, foi morto a tiros e a esposa dele,…

16 horas ago

TJMT retoma expediente nesta segunda (28) e mantém prazos suspensos

Atendimento ao público volta após suspensão causada por incidente de segurança nos sistemas; prazos processuais…

16 horas ago

Paula Calil homenageia 75 anos da Procuradoria-Geral de Cuiabá em cerimônia na Câmara

Solenidade conduzida pela presidente do Legislativo reuniu autoridades, procuradores, servidores e familiares; noite também marcou…

16 horas ago

Após articulação de Paula Calil, Parque Residencial recebe limpeza urbana e R$ 185 mil para reforma do Centro Comunitário

O Parque Residencial, em Cuiabá, está sendo contemplado com serviços de limpeza urbana após articulação…

16 horas ago