Categories: ALMT

Wilson Santos articula reunião com Águas Cuiabá para atender demandas de água e esgoto em bairros de Cuiabá

Após ser procurado por lideranças comunitárias dos bairros Jardim Botânico, Santa Luzia e Terra Prometida de Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) articulou uma reunião com representantes da concessionária Águas Cuiabá, nesta quarta-feira (4), para discutir soluções relacionadas ao abastecimento de água e à coleta de esgoto nessas regiões, que juntas, contam com mais de mil famílias. O encontro ocorreu no gabinete do parlamentar e contou com a presença do diretor-geral da concessionária, Leonardo Menna, do coordenador jurídico e regulatório, Denis Canavarros, além de representantes das comunidades.

Segundo o parlamentar, a reunião foi uma oportunidade de aproximar a concessionária das demandas da população e buscar encaminhamentos para os problemas relatados. “São bairros que reclamam da questão da água e do esgoto. Estive no Jardim Botânico e tomei conhecimento de que Águas Cuiabá já universalizou a rede de esgoto. Provavelmente, Cuiabá é a primeira capital do país a chegar neste patamar. São mais de 91% da rede de esgoto instalada, o que nos deixa satisfeitos”, destacou.

Apesar do avanço na infraestrutura, Wilson Santos chamou atenção para o baixo índice de ligações domiciliares ao sistema. “Apenas cerca de 30% dos domicílios estão ligados à rede de esgoto. Isso significa que 70% ainda estão lançando resíduos em locais inadequados. É obrigação do munícipe, responsável pelo imóvel, fazer essa ligação, já que ele é quem gera o esgoto. Estamos falando de investimentos de bilhões”, explicou.

O bairro Jardim Botânico conta com 258 famílias, no Terra Prometida são aproximadamente 700 e 84 no Santa Luzia, sendo que um dos problemas que prevalecem nestas localidades são problemas relacionados à baixa pressão da água, vazamentos na rede e a necessidade de ampliação da coleta de esgoto. Segundo o deputado, muitas dessas comunidades surgiram a partir de ocupações urbanas, reflexo da ausência histórica de políticas habitacionais.

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico, Andréa Galvão, relatou que a comunidade enfrenta problemas frequentes no abastecimento de água. “Há muitos canos estourados e a água fica fraca, muitas vezes, não chega até a caixa. Também precisamos da rede de esgoto e, infelizmente, os moradores acabam convivendo com resíduos. A maioria tem condições de fazer a ligação à rede”, disse.

Durante a reunião, o diretor-geral da Águas Cuiabá explicou que a ligação dos imóveis à rede de esgoto é a alternativa para garantir a coleta adequada e destacou que a concessionária já apresentou estudos e projetos para ampliar o atendimento em áreas que ainda não possuem cobertura. De acordo com ele, a empresa mapeou áreas irregulares e já iniciou tratativas com o poder público municipal para avançar nas soluções.

“Agradecemos a oportunidade de ouvir a reivindicação da comunidade. O prefeito já nos demandou uma proposta para resolver a situação, que está tramitando na agência reguladora municipal. A expectativa é que possamos avançar e resolver esse problema em breve”, afirmou Leonardo.

Segundo a concessionária, o custo para a ligação do imóvel à rede de esgoto pode variar entre R$ 2 mil e R$ 9 mil, dependendo da localização da fossa e das condições da infraestrutura existente. “Água é vida e o esgoto também é fundamental para a saúde pública. A Águas Cuiabá tem demonstrado atenção às demandas da população e esperamos que essa situação seja resolvida. Agradecemos a intervenção do deputado com essa nossa reivindicação”, afirmou o morador Jonhy Araújo.

O Noroeste

Recent Posts

ExpoFavela 2026 reúne empreendedores em feira de negócios em MT

Feira de negócios vai reunir empreendedores selecionados de diferentes regiões de Mato Grosso. A etapa…

19 horas ago

Motociclista de 26 anos morre ao atingir poste durante madrugada em MT

Um jovem identificado como Kaio de Almeida Branco, de 26 anos, morreu na madrugada deste…

19 horas ago

Jovem é atacada pelo ex com facadas nas costas ao sair de casa em MT

Uma jovem de 22 anos foi esfaqueada duas vezes nas costas pelo ex-marido após sair…

19 horas ago

Ônibus de Cuiabá terão reforço para visitas aos cemitérios no Dia de Finados; veja quais linhas

Cerca de 35 mil pessoas são esperadas nos cemitérios da Piedade, do Porto e do…

19 horas ago

Dia de Finados: veja horários de missas em Mato Grosso

Celebrações serão realizadas nos cemitérios da Piedade, do Porto e do Coxipó da Ponte. A…

19 horas ago

Homem invade casa e mata atual companheiro da ex-mulher a golpes de canivete em MT

Vítima foi atingida por vários golpes dentro de casa, em Guarantã do Norte. O suspeito…

19 horas ago