Categories: FeaturedMT MAIS

Vídeo gravado por pescador mostra peixes mortos no Rio Paraguai após atraso de cheias em MT

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dezenas de peixes mortos boiando no Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. As imagens foram registradas por pescadores da região neste sábado (7) durante uma pescaria. (Video abaixo)

Segundo o doutor em recursos hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Ibraim Fantin, o fenômeno está relacionado a um processo natural conhecido como decoada, que ocorre quando o excesso de matéria orgânica na água reduz a oxigenação do rio.

“É um processo natural que acontece no Pantanal durante o período de cheia. Quando o rio começa a encher, ele entra para dentro da planície, e tem contato com a matéria orgânica acumulada ao longo da seca. A decomposição dessa matéria consome o oxigênio da água, o que leva à morte dos peixes”, explicou Fantin.

O pesquisador destacou que, neste ano, a decoada o ocorreu fora do período habitual devido ao atraso nas chuvas e nas cheias

“No histórico do Pantanal, isso normalmente acontece em novembro ou dezembro. Mas, este ano, o início da inundação foi atrasado por conta do atraso significativo das chuvas. Ainda assim, é um processo muito comum na região”, afirmou.

O professor também chamou atenção para os impactos das mudanças climáticas na dinâmica das cheias do Pantanal.

“Não teve aquela chuva ampla, que aconteceu agora só em fevereiro, março. Isso é um problema, aí a gente tá vendo a desregulação do ciclo. Isso mostra uma desregulação do ciclo hidrológico. A inundação está atrasada e, após anos de estresse hídrico, essas alterações têm um impacto direto no funcionamento do ecossistema da região”, concluiu.

VIDEO:

 

>

O Noroeste

Recent Posts

Suspeita de matar mulher com golpes de facão durante discussão por dívida confessa o crime em MT

De acordo com a polícia, testemunhas relataram que as duas discutiam quando a suspeita pegou…

12 horas ago

Sesp intensifica combate às facções criminosas com a Operação Território Livre

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) intensificou o combate às facções criminosas com a Operação…

12 horas ago

Ambulâncias no pátio do Samu incluem reserva técnica e veículos antigos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que as ambulâncias do Serviço de Atendimento…

12 horas ago

Obras do BRT avançam com cinco frentes de trabalho em andamento na capital; confira

As obras de implantação do Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande seguem em andamento…

12 horas ago

Motorista de ônibus é preso em flagrante por estupro de menina de 10 anos durante trajeto escolar em MT

Segundo a Polícia Civil, a vítima relatou à mãe que o motorista escolar a chamava…

12 horas ago

Reforma Tributária traz desafios para estados produtores; diz secretário

O secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso afirmou, nesta sexta-feira (24), que a…

14 horas ago