Categories: Featured

Plano de saúde deve fornecer medicamento a criança com doença respiratória

Uma operadora de plano de saúde foi obrigada a fornecer um medicamento de alto custo a uma criança de 10 anos que sofre de rinossinusite crônica com polipose nasal e asma brônquica. A decisão é da Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O remédio chama-se Dupilumabe (Dupixent), indicado para controlar doenças inflamatórias graves. De acordo com o laudo médico apresentado no processo, a paciente não teve melhora com os tratamentos convencionais e precisa do imunobiológico de forma contínua, com aplicação a cada 14 dias.

A operadora negou o fornecimento sob o argumento de que o remédio seria de uso domiciliar e, por isso, não estaria incluído na cobertura obrigatória. Também alegou que o medicamento não constaria no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Hélio Nishiyama, explicou que as relações entre consumidores e planos de saúde são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Ele também destacou que, após a Lei nº 14.454/2022, o rol da ANS passou a ser apenas uma referência mínima, não podendo limitar tratamentos quando há indicação médica e comprovação científica.

No processo, foi demonstrado que o medicamento tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e é indicado para o quadro clínico da criança. O colegiado entendeu que a negativa poderia agravar a saúde da paciente, já que o tratamento é considerado essencial para controlar a doença e evitar complicações.

Os desembargadores também afastaram o argumento de que a aplicação subcutânea caracteriza uso domiciliar. Segundo o entendimento, o fato de o remédio ser aplicado sob a pele não impede que a administração ocorra em ambiente adequado, conforme orientação médica.

O Noroeste

Recent Posts

Sedec destaca potencial do agro de MT na Febrasem – O Mato Grosso

A força do agronegócio mato-grossense começa na semente. Com esse foco, a Secretaria de Estado…

11 horas ago

VÍDEO: ciclista é flagrado passando a mão em mulher em MT

Vítima relatou que foi surpreendida por um ciclista enquanto treinava ao amanhecer e desabafou nas…

11 horas ago

Nota Cuiabana Premiada contempla moradores com prêmios em dinheiro

A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (17) o terceiro sorteio da Nota Cuiabana Premiada…

11 horas ago

VÍDEO: onças-pintadas fazem ‘natação artística’ próximo a hidrelétrica de MT

Funcionários da empresa de energia registraram o momento em que os animais nadam de forma…

11 horas ago

PRF apreende mais de 280 quilos de drogas em ações na rodovia BR-364 em Mato Grosso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, entre a tarde de terça-feira (16) e a madrugada…

11 horas ago

Mulher morre após ingerir bebida adulterada com metanol em MT

Vítima de 37 anos apresentou sintomas graves após consumir uísque suspeito de falsificação; caso é…

11 horas ago