Categories: FeaturedTCE

TCE lança plano de metas Mato Grosso 2050 em aula inaugural do MBA Gestão de Cidades

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, lançou o plano de metas “Mato Grosso 2050”, durante a aula inaugural do MBA em Gestão de Cidades, nesta sexta-feira (20). A iniciativa de longo prazo vai orientar políticas para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“Nós começamos agora, junto com nosso time de  técnicos, a escrever o programa Mato Grosso 2050. Tiramos esse plano do conhecimento que temos sobre cada município”, disse o presidente. “Não estamos discutindo política de governo, mas política de Estado, para que todos os governos cumpram”, completou.

A elaboração do plano contará com o suporte de universidades, associações e representantes do setor produtivo na formulação das diretrizes. Entre as prioridades do trabalho está o desenvolvimento da Baixada Cuiabana, que enfrenta problemas pontuais como desemprego, desabastecimento de água e concentração de bolsões de pobreza.

“Talvez a Baixada Cuiabana seja a região mais miserável do estado de Mato Grosso. Nós temos um estado rico para poucos, mas pobre para muitos. Hoje existem ilhas de prosperidade, mas também ilhas de miséria, e isso não vai mudar de uma hora para outra se a gente não agir”, ressaltou Sérgio Ricardo.

De acordo com ele, o desenvolvimento econômico também é estratégico para enfrentar o esvaziamento populacional. “O último censo que o IBGE mostrou que 51 municípios perderam gente. As pessoas foram indo embora buscar emprego, buscar melhores condições. Então temos um grande desafio.”

Planejamento e capacitação

 Sérgio Ricardo destacou que a proposta do Mato Grosso 2050 reforça a atuação do TCE-MT para além da fiscalização, com foco também na indução de políticas públicas e no apoio ao planejamento estratégico dos municípios. Nesse contexto, chamou a atenção para o papel da capacitação de gestores e servidores.

“Não queremos reprovar contas. Queremos orientar, ensinar e ajudar a resolver os problemas antes que eles aconteçam”, afirmou. “Quando você melhora o conhecimento, você melhora a sua atuação, melhora a qualidade do serviço e melhora a vida das pessoas lá no município”, acrescentou.

Inovação e incentivo a soluções locais

Durante o evento, também foi anunciada a criação de um prêmio voltado à inovação na gestão pública municipal. A proposta é reconhecer iniciativas desenvolvidas nos municípios e estimular a participação de servidores e da sociedade na construção de soluções para os desafios locais.

“A gente não sabe tudo. Por isso, queremos ouvir pessoas que, às vezes, têm uma super ideia no município. O objetivo é trazer essas ideias para o Tribunal, premiar e ajudar a implementar essas soluções”, concluiu o presidente.

O Noroeste

Recent Posts

STF valida adiamento, mas mantém poder de MT para cortar incentivos

Supremo reconhece legitimidade do acordo privado e determina encerramento de processos judiciais e administrativos O…

7 minutos ago

Grupo com mais de 20 integrantes é alvo de operação contra tráfico de drogas em MT

Investigações começaram após a prisão de um dos envolvidos em um inquérito policial anterior, o…

9 minutos ago

Operação mira patrimônio de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em Cuiabá

Segunda fase cumpre sete mandados de busca, bloqueia contas e determina sequestro de veículos e…

11 minutos ago

PM acusado de matar esposa na frente dos filhos vai a júri popular em Cuiabá

Vítima foi morta a tiros dentro de casa em maio de 2025; Ricker Maximiano confessou…

14 minutos ago

Suspeitos de planejar ataques a policiais são alvos de operação em MT

Quatro pessoas foram presas em Primavera do Leste; segundo a polícia, ações seriam uma retaliação…

15 minutos ago

Entenda a paralisação dos garis que reduziu em 70% a frota de coleta de lixo em Cuiabá

Trabalhadores da Locar reivindicam estabilidade de um ano; empresa diz que benefícios acordados já estão…

18 minutos ago