Categories: Politica MT

Gallo diz que corte de imposto não reduz preço do combustível: “não chega na bomba”

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou nesta quarta-feira (19), durante o Encontro Técnico Reforma Tributária na Prática, que a retirada de tributos sobre combustíveis não tem resultado em redução efetiva no valor pago pelo consumidor em Mato Grosso. Segundo ele, análises do governo apontam que o benefício acaba sendo absorvido por agentes da cadeia econômica.

De acordo com o secretário, a experiência recente demonstra que a desoneração não chega aos postos. Ele citou o cenário de 2022 como exemplo de que a diminuição de impostos coincidiu com o aumento dos ganhos das empresas do setor. “Já ficou provado que não chega na bomba. Quando você tira o imposto ele fica no meio do caminho, fica na Petrobras, fica nas distribuidoras. Só para terem uma ideia, 2022, quando aconteceu uma redução de imposto, foi o ano que a Petrobras mais lucrou”, declarou.

A manifestação ocorreu durante debate sobre a implantação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Gallo defendeu que a prioridade deve ser a simplificação do sistema tributário e o fortalecimento da competitividade empresarial, em vez de medidas pontuais que, segundo ele, não se convertem em alívio direto para motoristas.

O secretário também afirmou que o governo estadual acompanha a estruturação dos novos sistemas da reforma tributária para garantir transparência na gestão da carga fiscal. Ele reforçou a preocupação de que incentivos acabem “retidos no meio do caminho” por grandes corporações do setor energético.

O tema ganhou força após o governo federal zerar tributos federais sobre o diesel e criar subsídios para conter a alta dos preços em meio à guerra no Oriente Médio. A União pressiona os estados a também reduzirem o ICMS, oferecendo compensar parte das perdas. A proposta, no entanto, enfrenta resistência do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), que aponta riscos fiscais e instabilidade no cenário econômico.

 

O Noroeste

Recent Posts

Decisão do STF aplica Lei Maria da Penha em briga de vizinhos por barulho de araras em MT

Supremo decidiu que medidas protetivas da Lei Maria da Penha podem ser concedidas mesmo sem…

10 horas ago

Cadastro de agressores e campanha contra abuso infantil: conheça novas leis sancionadas em Cuiabá

Medidas propõe a criação de um cadastro de condenados por crimes de estupro e violência…

10 horas ago

Empresária de Cuiabá é presa em operação da PF que investiga tráfico internacional de cocaína

Thatiana Rabelo Mesquita Theodoro é sócia-administradora de um restaurante na capital e foi alvo de…

10 horas ago

Último suspeito de matar adolescente de 14 anos após envolvimento com facção rival é preso em MT

Segundo delegado, Claudia Geovana Dourado de Oliveira foi morta após se relacionar com integrante de…

10 horas ago

Justiça determina distância de 50 metros e proíbe bloqueio de caminhões de lixo em Cuiabá

Decisão da 3ª Vara do Trabalho atende a pedido da Locar Saneamento e determina distância…

10 horas ago

Polícia Militar apreende máquinas usadas em garimpo ilegal em Mato Grosso

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio da Força Tática de…

10 horas ago