A Operação Speakeasy cumpriu 12 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nesta quinta-feira (26), nas cidades de Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Pontes e Lacerda (MT), Goiânia (GO) e Barueri (SP), contra um grupo suspeito de lavar dinheiro a mando de uma facção criminosa.
Segundo a Polícia Civil, os alvos atuavam na lavagem de dinheiro sob o comando direto dos chefes da organização, que estão presos ou foragidos da Justiça. Eles se beneficiavam da prática e ostentavam um padrão financeiro elevado, com carros e imóveis de alto valor, sem possuir profissão formal ou renda declarada compatível com o estilo de vida.
De acordo com as investigações, parte dos envolvidos tinha ligação direta com a facção, enquanto outros integravam o grupo criminoso responsável pelas operações financeiras ilegais.
Além dos mandados de prisão e busca, foram cumpridas 35 ordens de sequestro de veículos, 12 suspensões de pessoas jurídicas e 29 bloqueios de contas bancárias.
Ainda conforme a polícia, para lavar o dinheiro, o grupo utilizava empresas fantasmas ou de fachada, como distribuidoras de bebidas e comércios de joias e equipamentos eletrônicos. A movimentação financeira estimada chega a aproximadamente R$ 200 milhões, entre janeiro de 2021 e 2025.
Durante a operação, foram apreendidos veículos de luxo, joias, aparelhos celulares e notebooks. Todo o material e os suspeitos presos foram encaminhados à delegacia para a realização dos procedimentos legais cabíveis.
O pacote prevê, ao todo, investimentos na ordem de R$ 170 milhões O governador Otaviano…
Evento reunirá pacientes, familiares, profissionais da saúde e especialistas para debater inclusão, qualidade de vida…
Iniciativa prevê qualificação profissional, ampliação da infraestrutura, premiação por resultados e melhoria dos indicadores da…
Programa de verticalização lançado pelo governo é tratado pelo setor como oportunidade de transformar pluma…
Amauri Monge afirmou em sessão na Câmara que recursos constitucionais da área teriam sido contabilizados,…
O presidente da CPI, deputado Wilson Santos (PSD), disse que o depoimento reforçou que a…