Categories: MTMT MAISPolitica MT

Pimenta assume a Fazenda com o compromisso de aumentar a arrecadação sem elevar impostos

Novo secretário já comandou a pasta em 2022 e tem mais de 20 anos de atuação na Secretaria de Fazenda

O governador Otaviano Pivetta anunciou nesta quarta-feira (01.4), durante coletiva à imprensa no Palácio Paiaguás, o fiscal de tributos Fábio Pimenta como novo secretário de Estado de Fazenda.

Ao anunciar o nome, o governador destacou o perfil técnico do novo secretário. Segundo ele, Pimenta é um “técnico, servidor de carreira do Estado de Mato Grosso, que se destacou ao longo dos últimos anos pela competência, seriedade, responsabilidade e honestidade”.

Pimenta assume o cargo com o compromisso de aumentar a arrecadação estadual sem promover aumento de impostos, com foco em justiça fiscal, controle de gastos e desenvolvimento econômico e social.

“Buscamos sempre garantir a receita do Estado, mas sem aumentar a carga tributária, com justiça fiscal e controle do gasto, promovendo o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso”, afirmou.

Esta é a segunda vez que o servidor público ocupa o comando da Secretaria de Fazenda. A última foi em 2022, quando permaneceu à frente da pasta por oito meses.

Ele substitui o procurador-geral do Estado, Rogério Gallo, que comandou a secretaria por quase oito anos. Até então, Pimenta atuava como secretário adjunto da Receita Pública Estadual.

Perfil de Fábio Pimenta

Natural de Rondonópolis, Fábio Pimenta é graduado em Direito e Engenharia Civil, com pós-graduação nas áreas de Gestão Tributária, Gestão Pública e Direito Tributário. É servidor de carreira do fisco estadual, tendo ingressado na Secretaria de Fazenda em julho de 2004 como Agente de Tributos Estaduais e, no mesmo ano, tomou posse no cargo de Fiscal de Tributos Estaduais.

Já exerceu a função de secretário adjunto da Receita Pública e foi secretário de Fazenda no período de abril a novembro de 2022.

Ao longo da carreira, atuou em diversas áreas da Secretaria de Fazenda, entre elas as Gerências de Fiscalização Segmentada e de Planejamento da Prestação de Serviços. Também foi gerente de Comércio Exterior e Substituição Tributária, gerente de Controle de Comércio Exterior e chefiou as unidades de Relações Federativas Fiscais, a Executiva da Receita Pública e a Unidade de Política Tributária.

Fábio Pimenta também atuou como representante de Mato Grosso na Comissão Técnica Permanente do ICMS, do Conselho Nacional de Política Fazendária.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhador é encontrado morto após desaparecer em rio de MT

Testemunhas disseram que a vítima estava trabalhando em uma aldeia indígena do outro lado do…

2 horas ago

Funcionário da Rota do Oeste morre em acidente com carreta em rodovia I MT

O funcionário da Concessionária Nova Rota do Oeste, José Carlos Inácio, 51, morreu em acidente…

2 horas ago

Governo de MT entrega 325 escrituras definitivas em Várzea Grande nesta segunda-feira (01)

Evendo faz parte do Programa Solo Seguro Favela, que mobiliza ações de regularização fundiária no…

2 horas ago

“Investimentos do Governo nas nossas estradas vão facilitar e melhorar nossa vida”, afirma moradora de distrito em Porto Esperidião

Região da fronteira com a Bolívia está recebendo pacote de obras estruturantes A Região Oeste…

2 horas ago

Evento reúne colecionadores de figurinhas e traz o ex-zagueiro Ronaldão

Assessoria - Neste sábado, dia 30 de maio, os colecionadores do álbum da Copa do…

2 horas ago

TCE fiscaliza compra de R$ 80 milhões, encontra livros sem utilidade e indícios de fraude em boletins

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, fiscalizou nesta…

2 horas ago