As escolas públicas e privadas de Mato Grosso já podem retificar os dados referentes ao rendimento escolar e à movimentação dos estudantes no sistema do Censo Escolar. A atualização das informações ocorre por meio do Educacenso, ferramenta oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O período de retificação, previsto inicialmente para encerrar no dia 14 de abril de 2026, foi prorrogado e seguirá até o dia 20 de abril de 2026. A ampliação do prazo garante mais tempo para que os gestores escolares e equipes técnicas realizem a conferência detalhada das informações e façam eventuais correções.
De acordo com o coordenador estadual do Censo Escolar em Mato Grosso, Rodrigo Jacob, a etapa é fundamental para assegurar a qualidade dos dados. “Esse é um momento decisivo para que as escolas revisem todas as informações lançadas, corrijam inconsistências e garantam que os dados reflitam a realidade dos estudantes. A precisão dessas informações impacta diretamente o planejamento educacional”, destacou.
A chamada “situação do aluno” reúne dados como aprovação, reprovação, abandono, transferências e demais movimentações escolares. Essas informações são essenciais para a consolidação das estatísticas educacionais do país e servem de base para a formulação de políticas públicas.
Além disso, os dados declarados no sistema têm impacto direto na distribuição de recursos financeiros para a educação, reforçando a importância de que sejam preenchidos com exatidão e no prazo estabelecido.
Por fim, Rodrigo lembra que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça o compromisso das unidades escolares com o processo e orienta que todas as instituições realizem a conferência minuciosa dos dados. “A medida é considerada estratégica para fortalecer a gestão educacional e garantir maior eficiência nas ações voltadas ao ensino no estado”, conclui.
Vítima foi perseguida por dois suspeitos em uma motocicleta no bairro Serra Dourada, em Rondonópolis…
Organização do evento negou que Ricardo Castella tenha sido pisoteado pelo animal e afirmou que…
A retirada do secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Padeiro, de uma convocação na Assembleia…
Elismar Saltiva Sales, de 47 anos, foi morta a tiros dentro da casa onde morava.…
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação Fugazi, com o objetivo de aprofundar…
Polícia apreendeu armas, celulares, computadores e mídias durante operação; investigação aponta suspeita de produção e…