Categories: Politica MT

Cotado para suplente, empresário se filia ao PSB e mira atrair ‘barões do agro’ para chapa com Taques

Um novo rearranjo político começa a ganhar forma em Mato Grosso com a filiação do empresário Carlos Ernesto Augustin, conhecido como Teti, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O movimento, articulado diretamente com a cúpula nacional da sigla, promete reposicionar as forças no cenário estadual com foco nas eleições de 2026.

Um dos maiores vendedores de sementes de soja do país, Teti desfiliou-se do PT e passa a integrar a mesma legenda do ex-governador e ex-senador Pedro Taques, atual presidente do PSB e o nome mais cotado do partido para disputar uma cadeira no Senado Federal.

Aliança e Suplência

Nos bastidores, a tese que ganha força é a de que o recém-filiado ocupará a primeira suplência em uma eventual chapa encabeçada por Taques.

A construção dessa aliança não é local, contou com o aval de figuras de peso do cenário nacional, como Geraldo Alckmin (Vice-Presidente da República) e João Campos (Prefeito do Recife e liderança ascendente do PSB nacional).

O objetivo da legenda é consolidar um palanque competitivo e com identidade própria no estado.

Teti chega ao PSB com prestígio. Inclusive já assume a vice-presidência estadual da legenda.

Rompimento Silencioso

A movimentação também é interpretada como um divisor de águas nas alianças mato-grossenses. Interlocutores próximos ao processo apontam que o novo alinhamento sinaliza um distanciamento gradual em relação ao grupo político liderado pelo Ministro da Agricultura, o senador Carlos Fávaro (PSD).

Embora não existam manifestações públicas de ruptura, a autonomia do PSB é vista como um recado direto ao atual bloco governista.

Estratégia Eleitoral

Analistas políticos avaliam que a possível composição entre Taques e Augustin busca equilibrar densidade política e capilaridade eleitoral. “A presença de Augustin, que possui trânsito em setores produtivos estratégicos, funciona como um elemento de equilíbrio técnico e financeiro, enquanto Taques entra com o ‘recall’ eleitoral e a experiência política”, afirmam observadores locais.

Caso a chapa se confirme, o PSB de Mato Grosso abandona a condição de coadjuvante e insere-se de forma agressiva na disputa majoritária, aproveitando um cenário que, embora ainda em consolidação, já demonstra sinais de fragmentação entre as antigas bases aliadas.

O Noroeste

Recent Posts

Pesquisa nacional busca entender o que atrai visitantes a Cuiabá e Sinop

O que faz um turista escolher Mato Grosso, quanto dinheiro ele deixa por aqui e…

1 hora ago

Carro bate em carreta bitrem e três pessoas morrem em rodovia estadual de MT

Três pessoas morreram após um Fiat Palio bater na lateral de uma carreta bitrem na…

1 hora ago

Papa Leão XIV nomeia Dom Wellington de Queiroz como novo arcebispo de Cuiabá

Bispo será transferido da Diocese de Cristalândia (TO) para assumir a Arquidiocese da capital mato-grossense.…

1 hora ago

Canetas emagrecedoras substituem caixa como principal alvo de roubos a farmácias em MT, diz sindicato

Segundo o sindicato, o alto valor dos medicamentos e a possibilidade de revenda ilegal atraem…

2 horas ago

Obras emergenciais na BR-364 alteram trânsito entre Cuiabá e Rondonópolis nesta quarta-feira (14); entenda

Alteração será das 7h às 18h, próximo à ponte sobre o Rio São Lourenço. Motoristas…

2 horas ago

“Precisamos que Flávio Bolsonaro ganhe para mudar o Brasil”, afirma Pivetta I MT

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), defendeu nesta terça-feira (13) a eleição de…

2 horas ago