Categories: Politica MT

Blairo Maggi fala “ditadura partidária” após PRD destituir Mauro Carvalho da presidência I MT

O ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, afirmou que a destituição de Mauro Carvalho da presidência do PRD no estado não causa surpresa e reflete a forma como as legendas políticas operam no país.

Ao comentar o episódio, Maggi avaliou que intervenções nas direções estaduais fazem parte da lógica interna das siglas. Segundo ele, os partidos concentram poder nas cúpulas nacionais, que tomam decisões de acordo com seus próprios interesses.

“A política é muito diferente. Se tem algo que funciona como uma espécie de ditadura, no sentido literal, são os partidos. Existe uma liderança que age como ‘dona’ da estrutura e decide o que considera mais conveniente para si e para o grupo que comanda”, declarou.

Na avaliação do ex-governador, mudanças abruptas, como a ocorrida no diretório mato-grossense do PRD, são práticas recorrentes e não representam exceção. “Não surpreende quando há uma intervenção em um partido aqui ou em qualquer outro lugar”, completou.

Atualmente filiado à Federação União-Progressista, Maggi disse estar afastado das articulações políticas, mas utilizou exemplos recentes para reforçar sua crítica ao modelo partidário. Ele citou o PSD nacional, liderado por Gilberto Kassab, ao mencionar decisões sobre candidaturas que desconsideram trajetórias internas.

Como exemplo, mencionou a entrada do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em disputas políticas dentro da legenda. Para Maggi, situações desse tipo evidenciam que decisões estratégicas ficam concentradas nas lideranças nacionais, mesmo quando há pré-candidatos que já vinham se articulando há mais tempo.

“Às vezes há pessoas construindo uma candidatura por anos, investindo tempo e recursos, e no fim a decisão muda de direção. É algo comum. Pode até ser negativo, mas faz parte do jogo político”, afirmou.

A mudança no comando do PRD em Mato Grosso ocorreu no fim de março, quando o presidente nacional da sigla, Ovasco Resende, em conjunto com o dirigente do Solidariedade, Paulinho da Força, comunicou a saída de Mauro Carvalho. A justificativa apresentada foi a falta de organização de uma chapa competitiva para deputado federal.

Nos bastidores, o movimento também coincidiu com o reposicionamento político de lideranças locais. O partido no estado já havia sinalizado apoio ao grupo ligado ao ex-governador Mauro Mendes, que se articula como pré-candidato ao Senado.

Após a mudança, integrantes do PRD em Mato Grosso migraram para outras legendas da base governista, como o Republicanos e a Federação União Progressista, redesenhando o cenário político local para as próximas eleições.

O Noroeste

Recent Posts

Lide Mato Grosso reúne Eike Batista, Karnal e Pablo Spayer em fórum sobre liderança  – O Mato Grosso

As pré-inscrições para o Fórum LIDE Mato Grosso – Liderança e Empreendedorismo 2026 estão abertas.…

10 horas ago

Maysa Leão reforça pedido por melhorias na estrutura do CRAS Planalto

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a defender melhorias na estrutura e no funcionamento do…

11 horas ago

Projeto que promove ações educativas sobre bem-estar animal é aprovado pela CDDA

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou, na manhã desta terça-feira (14),…

11 horas ago

Comissões aprovam emenda à LDO de 2027 em reunião conjunta extraordinária

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) e a Comissão de Constituição,…

11 horas ago

Pivetta cita omissão de gestões e diz que resolverá crise da água em Várzea Grande I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pediu uma "aliança pela água" para solucionar a crise hídrica…

11 horas ago

Excluídas do grupo de Abilio, vereadoras reagem; ‘quem perde é Cuiabá’ I MT

As vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (Podemos) e Michely Alencar (União), em entrevista à…

11 horas ago