Categories: ALMT

AL tira poder de decisão do governador sobre gastos com shows em Mato Grosso

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, na quarta-feira (15), uma mensagem que retira do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) a competência para definir limites de valores em contratações de shows musicais e outras atividades artísticas no Estado.

O texto foi aprovado em duas votações e aguarda a sanção do governador.

A mensagem altera a legislação estadual aprovada em 2023 que estabelecia o teto de R$ 600 mil para esse tipo de evento, sendo competência do governador aprovar a contratação acima do teto.

Com a nova legislação, a atribuição passa a ser do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso (Condes-MT). Na prática, o Estado terá maior flexibilidade para realizar as contratações culturais.

O Condes é um órgão colegiado – composto por diversos secretários de Estado – responsável por analisar e autorizar despesas públicas. O grupo é submetido à Casa Civil, que é comandada por Mauro Carvalho.

Na justificativa enviada à Assembleia, Pivetta argumentou que a transferência de competência busca aprimorar os mecanismos de controle e decisão sobre despesas relevantes, concentrando a análise em um colegiado técnico.

O Noroeste

Recent Posts

Motociclista de 19 anos morre ao atingir boi em rodovia de MT

Gabriel Barbosa Bispo, 19, morreu após atropelar um boi na noite dessa quinta-feira (16), na…

11 minutos ago

LDO é rejeitada e Câmara mantém atividades legislativas em Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (16), o Projeto…

13 minutos ago

Pivetta anuncia chegada de ‘gigante’ em MT e promete reduzir gargalo da armazenagem I MT

O anúncio da instalação de uma unidade da norte-americana Sukup Manufacturing em Mato Grosso representa…

14 minutos ago

Cuiabá enfrenta o Juventude fora de casa nesta sexta-feira pelo Brasileirão da Série B

ESPN - Juventude e Cuiabá medem forças nesta sexta-feira (17), às 19h (de Brasília), no…

25 minutos ago

VÍDEO: horas antes de ser presa, investigada por ligação com facção faz publicação cantando louvor em MT

Rhavenna Barcelos de Almeida é suspeita de usar um projeto religioso para prestar apoio ao…

27 minutos ago

TCE cobra explicações da Prefeitura de Cuiabá sobre licitação de R$ 120 milhões para merenda escolar

Tribunal recebeu representação de empresa inabilitada na contratação e deu cinco dias para que o…

41 minutos ago