Categories: Featured

Justiça de MT proíbe banco de apreender caminhonete após aceitar pagamentos em atraso

Após receber parcelas de financiamento mesmo depois de alegar inadimplência, uma instituição financeira teve negado o pedido para retomar um veículo financiado por meio de busca e apreensão. A decisão foi mantida por unanimidade pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Quarta Câmara de Direito Privado, sob relatoria do desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho.

O caso envolve contrato de financiamento com alienação fiduciária de uma caminhonete. O banco alegou que o cliente deixou de pagar parcelas a partir de abril de 2024 e, após notificá-lo extrajudicialmente, ajuizou ação com base no Decreto-Lei nº 911/69, obtendo liminar para apreensão do veículo.

No entanto, durante a tramitação do processo, ficou comprovado que a instituição financeira emitiu boletos e recebeu o pagamento de parcelas posteriores ao suposto vencimento antecipado da dívida, inclusive antes e depois da apreensão do bem. Também houve emissão de carta de liquidação da dívida.

Para o relator, a constituição em mora é requisito indispensável para a ação de busca e apreensão, conforme a Súmula 72 do Superior Tribunal de Justiça. Contudo, ao aceitar pagamentos sucessivos e emitir documento que indicava quitação, o banco adotou comportamento incompatível com a alegação de inadimplemento.

A decisão destacou a aplicação da teoria do venire contra factum proprium, que veda conduta contraditória nas relações contratuais. Segundo o entendimento adotado, o recebimento das parcelas gerou no consumidor legítima expectativa de continuidade do contrato, enfraquecendo a tese de resolução automática por mora.

O argumento da instituição de que a carta de liquidação teria sido emitida por “erro sistêmico” também foi rejeitado. O relator ressaltou que, pela teoria do risco do empreendimento, eventuais falhas internas não podem ser imputadas ao consumidor.

O Noroeste

Recent Posts

Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas…

1 hora ago

Jovem resgatada após ser mantida por 30 dias em cárcere privado tinha medidas protetivas contra namorado em Cuiabá

Justiça manteve a prisão de Artur da Silva Coelho, de 19 anos, por considerar que…

1 hora ago

Lei garante isenção da taxa de incêndio para APAEs e Associações Pestalozzi de MT

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e as Associações Pestalozzi, regularmente constituídas…

1 hora ago

Erro em reconhecimento fotográfico faz Justiça anular prova e absolver tesoureiro de facção preso em MT

O caso é referente a um assalto a loja de eletrodomésticos de Sorriso em 2019.…

1 hora ago

Colisão frontal entre dois carros mata motorista de 58 anos em Chapada I MT

Homem identificado como F.J.E.M., 58, morreu na manhã desta sexta-feira (16) após uma batida frontal entre…

1 hora ago

Justiça proíbe exploração de recursos naturais e manda desocupar terra indígena em MT

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença favorável à proteção do território do povo Piripkura,…

2 horas ago