Categories: MT MAISPolitica MT

Pivetta diz que escolas cívico-militares são ‘remédio eficaz’ para violência nas escolas I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) defendeu o modelo cívico-militar como “remédio eficaz” para combater a violência dentro de escolas estaduais. O comentário foi feito em comentário à situação de desrespeito à professores, agressões contra funcionários e brigas entre alunos da Escola Estadual Doutor Estevão Alves Corrêa, do bairro Tijucal, em Cuiabá.

“O que nós vamos fazer para coibir isso preventivamente é continuar transformando as nossas escolas em cívico-militar para colocar para dentro da escola justamente disciplina, hierarquia e respeito que infelizmente, ao longo do tempo, nós perdemos esses valores nas escolas”, disse o governador.

Durante a entrevista, Pivetta foi informado que já estão sendo adotadas as medidas para que a unidade de ensino seja transformada em cívico-militares. Ele comemorou a decisão: “É um remédio eficaz, garanto para vocês”, disse.

O modelo adotado pelo Governo do Estado prevê que a proposta pedagógica segue sob responsabilidade dos diretores, coordenadores e professores. O que muda é que militares da reserva complementam o apoio administrativo e ajudam na disciplina, especialmente voltada à organização no ambiente escolar, controle do acesso e no desenvolvimento de práticas cívicas no dia a dia.Das 630 unidades de ensino do estado, 223 são cívico-militares, 30 são militares e 377 funcionam no modelo tradicional/regular. Os números da são da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Violência em escola de Cuiabá

Na semana passada foi noticiado em primeira mão a situação de violência e insegurança vivenciada por servidores e estudantes da Escola Estadual Doutor Estevão Alves Corrêa, do bairro Tijucal. Um leitor que preferiu permanecer anônimo relatou que situações de indisciplina, com brigas frequentes entre alunos e desrespeito e até agressões contra servidores da unidade.

Em votação realizada entre os dias 15 e 16 de abril, a comunidade escolar (servidores, estudantes e familiares) aceitou a conversão do modelo regular para o cívico-militar na unidade. Agora, começa a fase de reorganização da escola, com definição de rotinas e protocolos que visam garantir o melhor funcionamento da unidade.

No mesmo período, outras 14 escolas estaduais decidiram, por meio de votação, adotar o modelo.

O Noroeste

Recent Posts

Virginia Mendes lamenta incêndio que destruiu fábrica pães em Cuiabá

A ex - primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, lamentou o incêndio que destruiu completamente…

31 minutos ago

Recadastramento de convênio firmado na divisão de Mato Grosso começa em 3 de agosto

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) inicia, no dia 3 de agosto, o recadastramento obrigatório dos…

41 minutos ago

Flávia Moretti condiciona apoio ao Governo à assinatura de compromissos com VG I Mato Grosso

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista à Jovem Pan, que…

42 minutos ago

Bebê encontrado em lixeira nasceu com vida e morreu após o parto, diz polícia

Polícia Civil analisa imagens de câmeras e ouve testemunhas para identificar quem abandonou o bebê.…

44 minutos ago

Cuiabá empata na Ilha do Retiro diante do Sport e volta a pontuar na competição nacional

Terra - Sport e Cuiabá ficaram no empate por 1 a 1, na noite desta…

46 minutos ago

Move Brasil libera financiamento com juros reduzidos para entregadores e mototaxistas

Trocar a moto antiga por um modelo zero km ou migrar para uma bicicleta elétrica…

54 minutos ago