Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto de lei que autoriza o uso de animais em circos no estado, desde que sejam respeitadas regras de bem-estar. — Foto: Reprodução
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto de lei que autoriza o uso de animais em circos no estado, desde que sejam respeitadas regras de bem-estar. A proposta foi aprovada em primeira votação na quarta-feira (15) e ainda passará por nova análise.
O texto é de autoria do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos). Na versão original, o projeto previa a proibição do uso de animais em circos e espetáculos similares.
Na justificativa inicial, o autor argumentava que a prática poderia causar sofrimento aos animais, devido a condições inadequadas, métodos de treinamento e confinamento. O texto também citava impactos ambientais, como a retirada de animais de seus habitats naturais.
Durante a tramitação, porém, foi apresentado um substitutivo pelo deputado Gilberto Cattani (PL), que mudou o conteúdo da proposta e passou a permitir o uso de animais nos espetáculos.
Segundo o novo texto, a proibição total eliminaria uma tradição cultural e poderia afetar atividades econômicas ligadas ao setor. O documento afirma ainda que, se houver cuidados adequados, como alimentação, espaço e acompanhamento veterinário, a prática não seria necessariamente prejudicial.
O substitutivo também destaca que o uso de animais em circos pode gerar emprego e renda para profissionais como tratadores, veterinários e artistas.
O projeto teve parecer favorável em comissões e foi aprovado em primeira votação. Agora, segue para segunda análise e, se aprovado novamente, será encaminhado para sanção do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
A paciente era tia de Cecília Emanuelle Oliveira de Mello, de 5 anos, que morreu…
Ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) afirmou à imprensa que, mesmo de forma…
Uma área equivalente a 5.868 campos de futebol está em processo de regeneração ambiental em…
Segundo o marido da vítima, Alessandra de Souza Nunes, a casa do casal foi invadida…
Um homem de 27 anos foi preso na tarde deste sábado (25), suspeito de tentar…
Laércio Noberto Júnior era considerado foragido da Justiça após supostamente agredir a namorada com uma…