Categories: Politica MT

Podemos decidirá apoio por alinhamento nacional e plano de governo dos pré-candidatos, diz Max

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, afirmou nesta quarta-feira (29) que o Podemos ainda não definiu qual posição adotará na disputa pelo governo do Estado.

Segundo ele, a decisão da sigla deve levar em conta tanto o cenário político nacional quanto o conteúdo dos planos de governo apresentados pelos pré-candidatos.

Ao comentar possíveis alianças, como com Wellington Fagundes, do PL, ou Otaviano Pivetta, do Republicanos, Russi destacou que o partido tende a seguir a orientação construída em nível federal. “As definições nacionais costumam influenciar diretamente os estados. Quando há alinhamento, o processo local se torna mais simples”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, o diretório estadual deve aguardar a consolidação dessas articulações antes de anunciar qualquer posicionamento. Ele ressaltou que a condução da executiva nacional será determinante para o caminho adotado em Mato Grosso. “O que for estabelecido nacionalmente vai servir de referência para nós aqui”, disse.

Apesar disso, Russi pontuou que o Podemos pretende dialogar com todos os pré-candidatos ao Palácio Paiaguás antes de tomar uma decisão. Ele enfatizou que o critério central não será o nome, mas sim o compromisso com propostas consideradas estratégicas para o Estado. “Queremos entender quais são os projetos para Mato Grosso e se as nossas prioridades estarão contempladas”, declarou.

Entre os temas que devem ser levados à mesa de discussão, o deputado citou os efeitos da reforma tributária e outras pautas econômicas. A intenção, segundo ele, é garantir que eventuais alianças estejam sustentadas por compromissos claros. “Vamos apresentar nossas demandas e avaliar quem está disposto a incorporá-las”, explicou.

O presidente da Assembleia também afirmou que a escolha será construída de forma coletiva, com participação de lideranças do partido em todo o Estado. “A decisão não será isolada. Vamos ouvir prefeitos, vereadores e demais representantes para definir o rumo que o Podemos vai seguir”, concluiu.

 

O Noroeste

Recent Posts

Produção de grãos cresce 2,4% no país, mas quedas no feijão e arroz ligam alerta de preços para o consumidor – O Mato Grosso

O campo brasileiro se prepara para bater novos recordes e injetar ainda mais força na…

4 horas ago

VÍDEO: jovem escapa de tentativa de homicídio após arma falhar em MT

Segundo a Polícia Militar, vítima relatou que devia R$ 1 mil a uma facção e…

6 horas ago

PF mira esquema de R$ 1 bilhão em ‘bets’; advogado que tem escritório em Cuiabá é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), em parceria com o Ministério Público Federal, com…

6 horas ago

Comércio brasileiro cresce 0,5% em junho e fecha primeiro semestre com saldo positivo de 1,9%

O alívio na inflação e a expansão do mercado de trabalho deram um novo fôlego…

6 horas ago

Projeto de Max Russi cria Política Estadual de Geologia e Recursos Minerais de MT

A Assembleia Legislativa (ALMT) concluiu, nesta quarta-feira (12), a tramitação do projeto de autoria do…

6 horas ago

ALMT e TRE lançam campanha para combater desinformação nas eleições de 2026

Iniciativa orienta eleitor a reconhecer conteúdos manipulados e verificar informações antes de compartilhar Em um…

6 horas ago