Categories: Featured

Juiz é afastado por suspeita de abusos, decisões incomuns e suposta simulação de ameaça em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou o afastamento cautelar do juiz Fernando da Fonsêca Melo, titular na Comarca de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), em meio a uma série de suspeitas envolvendo sua atuação funcional. A medida foi assinada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, e tem validade até o dia 28 de julho.

O magistrado é alvo de um Processo Administrativo Disciplinar que apura possíveis irregularidades como abuso de autoridade, quebra de imparcialidade e condutas consideradas incompatíveis com o exercício da magistratura. Entre os pontos investigados, estão decisões classificadas como fora do padrão e comportamentos que, segundo a Corregedoria, podem ter ultrapassado os limites institucionais do cargo.

Um dos episódios mais graves sob análise envolve a suspeita de que o juiz teria simulado ameaças atribuídas a uma facção criminosa, com o objetivo de justificar a necessidade de escolta policial e utilização de recursos públicos voltados à segurança. O caso é tratado como um dos principais focos da investigação.

Também foram levantadas dúvidas sobre decisões judiciais em processos ambientais. Em uma delas, o magistrado teria nomeado um advogado para atuar, de forma nominal, na representação de dezenas de cães. Outro ponto apurado diz respeito à suposta interferência em ações relacionadas ao Centro de Zoonoses durante campanha municipal.

A Corregedoria ainda apura relatos de manifestações verbais atribuídas ao juiz, que teriam sido direcionadas a autoridades locais em tom considerado inadequado para a função.

Com o afastamento, Fernando da Fonsêca passa a integrar a lista de magistrados do Judiciário estadual afastados de suas funções. Ao todo, já são nove casos recentes envolvendo integrantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso sob investigação ou medidas disciplinares.

O processo segue em tramitação e o afastamento tem caráter preventivo, enquanto as apurações são aprofundadas.

 

O Noroeste

Recent Posts

Abilio Brunini pede desculpas a deputada federal Érika Hilton por fala durante CPMI do 8 de Janeiro

Retratação foi publicada mais de três anos após o episódio e faz parte de acordo…

1 hora ago

Após 12 dias, universitária vítima de grave acidente de trânsito deixa UTI em Cuiabá I MT

A estudante de Odontologia Ana Júlia Cortez da Guia, de 20 anos, apresentou evolução no…

1 hora ago

Cidade de MT registra 43,3°C e tem maior temperatura do país em 2026

Nova Xavantina (MT) superou o recorde nacional de calor pelo segundo dia seguido; mais de…

1 hora ago

Empresária morta em hotel havia voltado da França e planejava vender espaço em MT, diz polícia

Noeli Simsen, de 50 anos, foi morta após ser atingida por quatro tiros. O ex-marido…

3 horas ago

Duas pessoas morrem em batida entre carro e carreta na BR-364 em MT

Dois ocupantes de um veículo utilitário morreram ainda no local do acidente. A dinâmica ainda…

3 horas ago

Turismóloga, Maria Avalone defende fortalecimento do turismo em Cuiabá

Vereadora destaca potencial da capital e defende investimentos, planejamento e políticas públicas para ampliar o…

5 horas ago