Categories: ALMT

Eliane Xunakalo presta homenagem a lideranças que defendem territórios e culturas indígenas

A deputada em exercício Eliane Xunakalo (PT) homenageou, na noite de segunda-feira (4), durante sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), lideranças indígenas e aliados, incluindo instituições parceiras, quilombolas e negros, com forte atuação na defesa, proteção de seus territórios tradicionais e fortalecimento das culturas e dos saberes ancestrais dos povos originários.

“Estamos aqui não apenas para celebrar nossas vitórias e glórias. Este é também um momento para lembrar que a luta é cotidiana e que não lutamos somente por nós, mas pela sociedade, pela equidade social. Por isso, homenageamos hoje os que estão no front, nas trincheiras e, que, por vezes, não são lembrados. São mulheres, jovens, homens indígenas e não indígenas, que doam parcelas de suas vidas na esperança de dias melhores”, justificou.

Segundo ela, as homenagens são um recado à sociedade mato-grossense e brasileira de que as mazelas vividas na cidade, como a falta de saneamento, de água, as filas enfrentadas para atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) e o descaso com a educação pública também fazem parte do cotidiano dos povos indígenas.

“Por isso, homenageamos quem (indígena ou não indígena), muitas vezes, é marginalizado simplesmente lutar pelo que acredita, pelo que se vive. Dizer a todos, tanto os aqui presentes quanto os que não puderam comparecer, que nossa luta não é em vão. Estamos colhendo hoje, o que os nossos ancestrais plantaram. Costumo dizer, que, como deputada estadual em exercício, quero plantar uma sementinha, para que possamos ter indígenas, quilombolas, pantaneiros e periféricos nesta Casa. É justamente este espírito de resistência, mobilização e construção coletiva que esta moção de aplausos homenageia e celebra”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Correios divulgam resultado do Jovem Aprendiz 2026, veja os próximos passos – O Mato Grosso

Os Correios divulgaram o resultado final do processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz 2026. Ao…

4 horas ago

Proprietário abandona área por mais de 10 anos e Justiça nega despejar 60 famílias em Cuiabá

Mais de 60 famílias do bairro Jardim Humaitá, em Cuiabá, asseguraram o direito de permanecer…

6 horas ago

Pix por aproximação passa a exibir saldo antes do pagamento

O Pix por aproximação ganhou uma nova funcionalidade que promete tornar os pagamentos mais rápidos…

6 horas ago

Petrobras firma parceria com estatal mexicana para projetos no Golfo do México

A Petrobras e a Pemex assinaram, nesta terça-feira (23/6), um memorando de entendimento para ampliar…

6 horas ago

Vídeo; Mulher morre atropelada em batida entre 4 veículos em VG: Populares levantam carro MT

Uma mulher identificada como Alice da Silva Barros, de 62 anos, morreu atropelada por um…

7 horas ago

Voo com destino a SP faz pouso de emergência em MT após alerta de incêndio na aeronave; Video

Pouso de emergência foi realizado em segurança e mobilizou equipes de bombeiros no terminal. Não…

7 horas ago