A tecnologia e o uso da Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes na sociedade e podem contribuir e muito no desenvolvimento social e econômico da população. Diante disso, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei Nº 553/2026, que prevê a criação do Programa Estadual de Formação Tecnológica e Inteligência Artificial para Jovens-Geração IA em Mato Grosso, de autoria do deputado Alex Sandro (Republicanos).
Conforme o deputado, o mundo contemporâneo vivencia profundas transformações impulsionadas pelo avanço acelerado das tecnologias, especialmente nas áreas de programação, ciência de dados, robótica e inteligência artificial. Esse cenário tem provocado mudanças significativas no mercado de trabalho, ampliando a demanda por profissionais qualificados, adaptáveis e capazes de desenvolver soluções inovadoras.
Sendo assim, segundo o deputado, a iniciativa estratégica é voltada à preparação da juventude para os desafios e oportunidades da economia digital.
“É essencial a implementação de políticas públicas que promovam a formação tecnológica de jovens, assegurando-lhes acesso a conhecimentos e habilidades compatíveis com as exigências atuais e futuras do mundo do trabalho”, disse o parlamentar.
O Programa Geração IA Mato Grosso propõe não apenas o desenvolvimento de competências técnicas, mas também o estímulo ao pensamento crítico, à criatividade e ao empreendedorismo. A criação do Estágio Tecnológico Juvenil fortalece a integração entre educação e prática profissional, proporcionando experiências concretas aos estudantes.
O projeto prevê ainda, a articulação com universidades, centros de pesquisa, empresas, incubadoras e instituições do Sistema S que contribuam para a construção de um ambiente colaborativo, favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
O texto segue tramitação cumprindo pauta e passará por analise nas comissões de mérito, antes da votação final. Sendo aprovada, segue para sanção do Executivo.
Os Correios divulgaram o resultado final do processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz 2026. Ao…
Mais de 60 famílias do bairro Jardim Humaitá, em Cuiabá, asseguraram o direito de permanecer…
O Pix por aproximação ganhou uma nova funcionalidade que promete tornar os pagamentos mais rápidos…
A Petrobras e a Pemex assinaram, nesta terça-feira (23/6), um memorando de entendimento para ampliar…
Uma mulher identificada como Alice da Silva Barros, de 62 anos, morreu atropelada por um…
Pouso de emergência foi realizado em segurança e mobilizou equipes de bombeiros no terminal. Não…