Categories: ALMT

Botelho reforça apoio à cultura popular durante Festival de Siriri e Cururu

O deputado Eduardo Botelho (MDB), participou, na noite de sexta-feira (08), da 17ª edição do Festival de Siriri e Cururu, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, reforçando o apoio às manifestações culturais tradicionais de Mato Grosso. O parlamentar destacou a importância de preservar e fortalecer tradições que representam a história, a identidade e as raízes do povo mato-grossense.

Realizado entre os dias 7 e 10 de maio, o festival reuniu grupos folclóricos de diversas regiões de Mato Grosso, mantendo viva as manifestações culturais centenárias por meio do siriri, dança típica marcada pelo ritmo e animação, e do cururu, expressão musical tradicional da cultura pantaneira.

Durante a solenidade, Botelho ressaltou que apoiar iniciativas culturais é contribuir diretamente para a valorização da história e das tradições do Estado.

“Quero parabenizar todos vocês que cultivam a nossa arte e lutam diariamente para manter viva a história da nossa cultura. Para mim, é uma satisfação muito grande apoiar eventos como esse, porque isso aqui representa a nossa história. Não é apenas dança ou música, é a identidade e as raízes do nosso povo”, afirmou.

O deputado também relembrou sua ligação familiar com as tradições culturais do Estado.

“Meu pai era cantador de Cururu. Eu cresci ouvindo Cururu e acompanhando o Siriri. Então, ver essa tradição sendo valorizada é muito especial. Isso representa a nossa vida, a nossa alma. Precisamos respeitar e levar essa cultura para as próximas gerações, mantendo viva a história de Cuiabá, dos nossos pais, avós e de todo o nosso povo”, ressaltou.

Além das apresentações culturais, o festival teve desfile dos grupos participantes, atrações especiais e a Feira de Economia Criativa e Solidária dos Quintais Cuiabanos, com 20 expositores. O projeto é realizado pelo Instituto Brasil e viabilizado por meio de patrocínios via Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91).

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento reuniu grupos tradicionais da Baixada Cuiabana e do interior do estado, representando municípios como Barão de Melgaço, Cuiabá, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Sapezal, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Entre os grupos participantes estão Vitória Régia, Bacuri Livramentense, É Bem Mato Grosso, São Gonçalo Beira Rio, Siriri Elétrico, Tradição Cuiabana do Coxipó, Flor Serrana, Flor do Atalaia, Raízes Cuiabanas, Flor do Campo, Voa Tuiuiú, Primos e Primas e Patucha – Panorama Turístico Cultural Chapadense.

A coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia Viana da Silva, destacou a relevância do festival para o fortalecimento da cultura popular e da identidade regional.

“Da nossa ministra Margareth Menezes e do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebemos sempre o incentivo para valorizar a cultura popular. O Cururu e o Siriri representam um espaço muito importante de articulação cultural, que alimenta aquilo que é essencial para nós, que são as nossas almas”, afirmou.

Representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso, Fernanda Araújo ressaltou a importância da preservação do patrimônio cultural ligado ao Cururu e ao Siriri.

“É fundamental reconhecer a importância da viola, dos mestres, músicos, dançarinos e dançarinas que mantêm viva essa tradição de geração em geração”, destacou.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura, também agradeceu o apoio do deputado ao festival.

“O Siriri e o Cururu representam muito mais do que dança e música. Eles carregam a história, a identidade e as raízes do nosso povo cuiabano e de toda a Baixada Cuiabana”, afirmou.

Ao encerrar sua participação, Botelho parabenizou os grupos culturais, artesãos, produtores da agricultura familiar e o público presente na Arena Pantanal.

“Parabéns a todos que vieram cantar, dançar, expor seus produtos e prestigiar essa festa. E um agradecimento especial ao público, porque quem está aqui demonstra que valoriza e reconhece a importância da nossa cultura popular”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Parada LGBTQIA+, lavagem de escadaria e procissão alteram o trânsito em Cuiabá; veja mudanças

Interdições serão feitas de forma temporária e as vias serão liberadas conforme o término de…

2 minutos ago

Parada LGBTQIAPN+ em Cuiabá valoriza memóriae homenageia figuras de MT

Evento será realizado neste sábado (27), na Praça Ipiranga e Orla do Porto I, com…

26 minutos ago

Jogos da Seleção fazem consumo de energia cair mais de 9 mil MW no Brasil – O Mato Grosso

A atuação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo também tem reflexos no consumo de…

3 horas ago

Aneel mantém bandeira amarela em julho e conta de luz terá cobrança extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26/6) que a bandeira tarifária…

15 horas ago

Governo paga salários de junho aos servidores nesta segunda – O Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso realiza nesta segunda-feira o pagamento dos salários referentes ao mês…

15 horas ago

Governo estuda ampliar limite de faturamento do MEI para até R$ 140 mil – O Mato Grosso

O governo federal estuda aumentar o limite anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI). A…

17 horas ago